TEC & REDES

Minha atividade: Google revela tudo o que sabe sobre repórter do Comunique-se

minha-atividade-google-revela-tudo-o-que-sabe-sobre-reporter-do-comunique-se
Página armazena histórico de ações do usuário em computadores e smartphones (Imagem: Reprodução/Google)

O Google apresentou recentemente a página Minha Atividade, que registra dados dos usuários dos serviços da companhia. O armazenamento contempla histórico de buscas na web, lugares visitados e vídeos assistidos no YouTube, entre outras informações, reunindo todas as informações que a empresa tem sobre o internauta. A ferramenta é organizada em cards, que são coletados sempre que uma conta do Google está conectada.

E o que ele sabe sobre mim?

No meu caso, a plataforma agrupou informações de comportamento no computador e no smartphone, já que uso o sistema Android. O curioso é que o Google detalha, por exemplo, quantas vezes eu abri o Pinterest, o WhatsApp e o Spotify – que são aplicativo de terceiros -, além dos horários em que naveguei nas plataformas. Outro ponto que pode parecer um pouco assustador: a página guarda áudios de perguntas que fiz para o Google Now por comando de voz. Acabei de reproduzir uma gravação minha questionando ao sistema se iria chover.

Consigo organizar as informações?

Para não se perder dentro do mar de dados coletados, é possível filtrar as informações, organizando por palavras-chave e intervalo de datas ou selecionar uma das 116 categorias estabelecidas, como anúncios clicados, histórico de mapas, atividades no Android, histórico de exibição no YouTube, entre outras. De acordo com o Google, o armazenamento é importante para tornar os serviços mais úteis, aperfeiçoando rotas no Maps e até recomendações de pesquisa.

Posso apagar meus dados da “história” do Google?

Caso o usuário queira deletar os dados, basta acessar a página, clicar no menu no canto superior esquerdo e selecionar a opção “Excluir Atividade”, onde é possível selecionar as datas que deseja deletar e até mesmo todo o levantamento. Mais que isso, é possível “educar” o Google para não recolher informações inapropriadas, basta ir em “Controles de Atividade” e desmarcar os conteúdos que não quer ver gravados.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino