ESPECIAIS MARKETING & PROPAGANDA TEC & REDES

Miolos Fritos: o canal de culinária nerd mais legal desta e de outras dimensões

Teco Machado [esq.] e Beto Padreca, idealizadores do canal Miolos Fritos (Imagem: Reprodução/Facebook)

“Uma jornada nerd pelo fim da mediocridade gastronômica”. Essa é a proposta do canal do YouTube, Miolos Fritos, que mistura cultura pop e culinária de forma inusitada. Comandado pelos publicitários Beto Padreca e Teco Machado, o projeto é sucesso na internet e, há quatro anos, promete ser o programa de culinária mais legal desta e de outras dimensões.

Com mais de 100 mil inscritos, o canal leva humor, conteúdos interessantes e muito aprendizado na cozinha para os internautas. “Você que não sabe cozinhar; você que manja tudo de forno e fogão, mas quer aprender coisas de um jeito diferente; você que não está nem aí e nem pensa em aprender a cozinhar, mas está a fim de se divertir. Pode chegar e tome seu lugar nesse banquete para o cérebro e para o estômago”, dizem os comandantes da jornada na apresentação da iniciativa.

Para saber tudo sobre o projeto, a reportagem do Portal Comunique-se conversou com Beto, que contou como começou a ideia de misturar gastronomia, mundo nerd e YouTube, além de mostrar detalhes sobre as produções do Miolos Fritos. Confira!

Quando e como surgiu a ideia de misturar cultura nerd com culinária?
Teco e eu nos conhecemos na publicidade. Eu queria tirar algumas ideias do papel, na área de vídeos. Na época, eu ouvia bastante nerdcast, já gostava de culinária e ficava maravilhado com as oportunidades que esse mundo oferecia. Minha esposa comprou uma câmera profissional e, assim, surgiu a ideia de unir o gosto pela gastronomia à vontade de fazer algo no audiovisual, mas não sozinho. Chamei o Daniel [Teco], que nunca tinha cozinhado nada. Apesar disso, ele também gostava do universo nerd e, durante os vídeos, poderia rolar papo legal para deixar o conteúdo ainda mais interessante. Gravamos o primeiro episódio em maio de 2012 e lançamos o canal dois meses depois.

Quais assuntos nerds vocês mais gostam de abordar e quais os que mais repercutiram entre os seguidores do canal até agora?
Falamos sobre o que estamos assistindo, lendo ou jogando no momento. Eu, particularmente, gosto de abordar temas de séries e filmes. O conteúdo com mais repercussão até agora foi o vídeo que mostrava a receita “secreta” da metanfetamina azul do Sr. White, um personagem da série ‘Breaking Bad’. Fizemos um doce inspirado no elemento da série.

Como funciona a produção do programa? Vocês escolhem um tema e partir disso desenvolvem receitas?
Além de falar sobre o que estamos acompanhando, focamos nos temas do momento e pensamos na receita a partir disso. Por exemplo, quando o filme dos Angry Birds foi lançado, fizemos a receita de sticks de frango e bacon. Também produzimos receitas que aparecem em capítulos de séries. Em alguns casos, pensamos primeiro na receita e depois fazemos o link com o mundo pop.

Quantas pessoas estão envolvidas com a produção de conteúdo para o canal? De quanto em quanto tempo são publicados novos vídeos?
Nesta fase do canal, produzimos um vídeo de receita por semana e um episódio do ‘Hungry Games’, o novo gameplay do Miolos Fritos. Às vezes falha, porque não basta apenas gravar, leva um tempo para edição. Apesar de eu possuir uma produtora de vídeos, a demanda é muito grande. Por isso, contamos com editor terceirizado que cuida somente dos vídeos do canal. O resto fica por nossa conta: criação de conteúdo, redes sociais, site, artes que serão veiculadas e o gerenciamento da coisa toda.

Como é o relacionamento com os seguidores do canal? Vocês dão espaço para que eles participem?
Recentemente, lançamos o quadro ‘Miolos Alheios’, onde os seguidores podem enviar suas receitas nerds para nós cozinharmos seguindo à risca. Recebemos muitas sugestões de receitas. Isso foi bem interessante. O público que nos acompanha é bem distinto no YouTube e no Facebook. Reconhecemos os primeiros seguidores, que até hoje comentam os novos episódios no próprio canal. Também sabemos quem são os seguidores mais novos, que acompanham apenas no que é publicano na fan page. O comportamento é diferente nas diversas plataformas, mas é muito gratificante essa interação.

 

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Tácila Rubbo

Tácila Rubbo

Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016, após permanecer 1 ano e dez meses como estagiária da equipe. Estudante de jornalismo da Fiam-Faam.

COMENTAR

COMENTAR