Sem um bom atendimento, não há como manter clientes

Muitas empresas consideram o atendimento como se fosse uma atividade departamental. Saiba como não cometer este erro

Faça um bom atendimento ( Unplash )

Um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio

São Paulo, SP, 24/01/2018 –

De início, é essencial entender que atendimento ao cliente não são meras ações de marketing. É um conjunto de práticas realizadas todos os dias, divididas em etapas e guiadas por processos, sendo atividade fim de qualquer organização. Também deve-se ter em mente que a qualidade do atendimento é determinada pelo seu cliente, não por você. Se alguma situação gerou reclamação, não culpe quem contratou seu serviço, aja com humildade, olhe para dentro de sua estrutura e identifique o problema. Os efeitos da insatisfação, quando não tratada, podem ser alarmantes. Uma vez que a referência negativa tem mais relevância que a positiva, a multiplicação dessa opinião formará uma legião de potenciais clientes que dificilmente farão negócios com sua empresa.

Com o propósito de desfrutar dos benefícios de ter clientes satisfeitos e atrair outros com boas impressões sobre seu negócio, algumas dicas podem ser incorporadas ao cotidiano dos seus colaboradores, assim como por todos que seguem e prezam pela cultura organizacional.

Antes de tudo, entenda seu cliente:

Não há como atender bem um cliente se o que ele busca não for entendido. Assim, sua equipe deve estar consciente das motivações que o levaram a entrar em contato, investigando através de perguntas. Realizar pesquisas periódicas também ajuda a revelar o que incentiva o cliente a buscar sua empresa.

Goste do que faz:

Atender é servir. É imprescindível a contratação de pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes, transformando-os em satisfação e fidelização. Quando um cliente se sente servido, naturalmente o feedback positivo será observado.

Mantenha uma comunicação ideal:

Uma comunicação ideal transmite segurança, clareza, objetividade e transparência. Na hora do atendimento, é fundamental expor as informações de forma clara e direta, não confundindo o cliente. Caso não tenha a resposta, peça um tempo para retornar depois com a solução. O atendimento é o reflexo da organização, e não passar segurança prejudica sua imagem como um todo.

Fale a língua do bom atendimento:

No mesmo contexto do item anterior, o cliente precisa compreender e ser compreendido. Fuja das respostas padrões e dos processos engessados, adequando a linguagem empregada ao cliente. Não utilize palavras complexas ou termos técnicos com pessoas que possuem menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão. Não somente, evite expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias.

Nunca abandone seu cliente:

Até que o problema seja resolvido, o cliente deve ser acompanhado, sempre com a percepção de que está seguro. Manter contato contínuo, em todas as etapas do relacionamento, impulsiona o processo de fidelização e ajuda até a melhorar o procedimento de recebimento das contas da empresa.

Afinal, um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio. Atender de forma competente e singular é um dos principais valores da TargetData. Tratar os clientes de forma diferenciada, prezando pelo respeito, rapidez na entrega do serviço e pelo auxílio ao desenvolvimento de suas empresas é vital também para o nosso progresso. Uma maneira de melhorar o trabalho da área de atendimento do seu negócio é através da nossa base de dados. Ao tratar e completar o seu cadastro com novas informações, é possível conhecer melhor seu público-alvo e aumentar seus canais de contato. Fale com nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.

Ivana Avellar – Marketing e Produtos

Website: http://www.targetdata.com.br

419 Comentários

COMENTAR