MAIS COMUNICAÇÃO

Nova Rádio Globo: Padre Marcelo Rossi demitido, artistas da TV contratados e estreia em FM

padre marcelo rossi - rádio globo
Padre Marcelo Rossi, dono da maior audiência do rádio brasileiro, deve ser dispensado da Rádio Globo (Imagem: Divulgação/Rádio Globo)

Rádio Globo acerta compra de espaço no FM de São Paulo. Nome da emissora pode ser trocado ou ter complemento para marcar a nova fase, que não terá mais o Padre Marcelo Rossi, dono da maior audiência na atualidade do rádio brasileiro

Reunião realizada na sede da TV Globo em São Paulo no início da última semana definiu alguns detalhes para começar o plano de organização – e divulgação – da Nova Rádio Globo. A emissora que passa por profundas transformações finalmente adquiriu o tão sonhado espaço em FM na praça São Paulo. O dial não foi divulgado, mas pode ser uma das frequências sob concessão da Rede Mundial de Comunicação que estão “disponíveis” hoje no mercado, casos do 92.5 (prestes a encerrar contrato de parceria com a Feliz FM) e 94.1 MHz (ex-Bradesco). As duas FMs pertencem ao empresário Paulo Abreu, o “Rei Midas” dos arrendamentos, que teria fechado a venda de uma de delas para o Sistema Globo de Rádio.

Padre Marcelo Rossi de saída

“Nova Rádio Globo” ou “Rádio Globo News” são alguns dos nomes ventilados entre os diretores para marcar a nova fase da emissora que tem mais de 70 anos. Mudanças no logotipo e na plástica do veículo também devem ocorrer, assim como drástica reformulação da grade de programação. Nesse sentido, além da dispensa do comunicador Antônio Carlos, a saída de Padre Marcelo Rossi é tida como certa. Há anos, o religioso comanda o ‘Momento de Fé’, programa de maior audiência no rádio do brasileiro.

A demissão dele deve ser confirmada nos próximos dias, já que não teria aceitado ficar com o horário de 5h às 6h (atualmente, a atração vai ao ar das 9h às 10h). Um indício do fim da parceria com a emissora é que, nos últimos meses, o sacerdote vem intensificando participações nas redes sociais e em seu site oficial. O padre está agradecendo quase que diariamente a emissora por ter propagado o ‘Momento de Fé’ há 15 anos.

Relembre um dos momentos do Padre Marcelo Rossi na Rádio Globo…

Antonio-Carlos-Rádio-Globo
Saída de Antonio Carlos já havia sido confirmada pelo próprio comunicador popular (Imagem: Divulgação/Rádio Globo)

Pedro Trucão também deve deixar a emissora

A aposta em nomes conhecidos TV será intensificada. Fonte da coluna garante que essa estratégia não terá volta. Com isso, personalidades da telinha – seja jornalista, ator ou apresentador – estão na mira da direção da rádio, ainda mais se forem da “casa” (emissoras do Grupo Globo). Com essa mudança de postura, o apresentador Pedro Trucão deve ter o mesmo destino do Padre Marcelo Rossi: saída de emissora. Mesmo tendo ótimos apresentadores em seu programa, o ‘Globo Estrada’, o apresentador já teria recebido o comunicado de que não continuará no veículo de comunicação. Vale informar que Trucão e Padre Marcelo não estavam na reunião na reunião realizada na sede paulista da TV Globo.

As movimentações da futura grade de programação

A madrugada da nova Rádio Globo deve ser aberta com programa envolvendo gravadoras e tendo rodízio de apresentadores. O “comunicador nato” Rony Magrini poderá vir em seguida, ficando no ar de 1h às 5h. Sem o Padre Marcelo Rossi, outro religioso (padre ou até mesmo um pastor) deve ser contratado para ocupar a faixa das 5h às 6h. Na sequência, há a possibilidade de Mariana Godoy chegar à emissora para comandar a faixa exclusiva à praça em São Paulo, com a jornalista Flávia Oliveira, que é colunista de O Globo, ocupando o mesmo horário para o público do Rio de Janeiro. Depois, quem deve entrar no ar é Otaviano Costa (que poderá apresentar programa diretamente de estúdio montado no Projac, já que é apresentador do ‘Vídeo Show’).

mariana godoy - rádio globo
A jornalista Mariana Godoy deve ter programa nas manhãs da Rádio Globo (Imagem: Divulgação/Rede TV)

Mais gente da TV e conteúdo esportivo remodelado

A moça do tempo do ‘Jornal Nacional’, Maria Júlia Coutinho, o ex-casseta Claudio Manoel, a atriz Mônica Martelli, o cantor Léo Jaime e o humorista Wellington “Ceará” Muniz devem se revezar à frente de um novo formato. Rafaela “Rafa” Ferraz deixou o Rio de Janeiro e já se mudou para São Paulo para comandar a faixa musical a ser transmitida em rede durante parte do período vespertino. Ex-locutora da JB FM, ela é formada em publicidade e é a voz padrão do canal GNT. No fim de tarde, mais um novo produto – envolvendo esporte e humor – ganhará a programação da Rádio Globo. Para esse projeto, nomes como Marcelo Adnet e Felipe Andreoli chegaram a ser ventilados.

O tradicional ‘Globo Esportivo’ será transferido para a faixa noturna, com transmissão até à meia-noite. Nesta semana, outros detalhes serão discutidos em nova reunião. O futuro da turma do ‘Pop Bola’, que hoje ocupa a faixa da tarde no Rio de Janeiro, será discutido. A permanência da trupe ainda não está garantida. Ao que tudo indica, o ‘Pop Bola’ mudará para a faixa noturna – caso o vínculo com a emissora seja mantido.

maju - rádio globo
Maria Júlio Coutinho, a Maju, vai trabalhar no ‘JN’ e na Rádio Globo (Imagem: Divulgação/TV Globo)
rafa ferraz
Rafa Ferraz será apresentadora de atração musical na nova Rádio Globo (Imagem: Divulgação)

Preparativos para a nova Rádio Globo

A festa de lançamento da nova programação, com seus comunicadores e a confirmação do arrendamento de frequência em FM em São Paulo, está sendo programada para maio, provavelmente no dia 15. Toda essa grande revolução da Rádio Globo teve “carta branca” por parte da Família Marinho. Os acionistas da emissora também declararam que ficaram satisfeitos com o novo projeto e demonstraram confiança em seu sucesso.

Como deve ficar a futura programação

0h – 1h = Espaço das gravadoras, com rodízio de apresentadores

1h às 5h = Rony Magrini

5h às 6h = Segmento religioso (comunicador ainda não definido)

6h às 8h = Mariana Godoy (São Paulo) / Flavia Oliveira (Rio de Janeiro)

8h às 11h = Otaviano Costa, com apresentação feita de estúdio no Projac

11h às 14h = Programa com revezamento de apresentadores. O time a compor a atração deve ser: Claudio Manoel, Léo Jaime, Maria Júlia Coutinho, Mônica Martelli e Wellington “Ceará” Muniz.

14h às 17h = Faixa musical com comando de Rafa Ferraz

17h às 19h = Programa que mesclará humor, esportes e prestação de serviços. Para a apresentação, foram ventilados os nomes do humorista Marcelo Adnet e do jornalista Felipe Andreoli

19h às 20h = ‘A Voz do Brasil’ (no rádio) e programa exclusivo para internet, com nomes e formato a serem definidos

20h à 0h = Faixa esportiva, que pode seguir com o tradicional nome de ‘Globo Esportivo’

Agora é aguardar o comunicado oficial por parte da direção da Rádio Globo e acompanhar a reação dos ouvintes e anunciantes. Afinal, a emissora está deixando de vez o segmento popular, formato que a consagrou ao decorrer das décadas.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Anderson Cheni

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

COMENTAR

COMENTAR