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O Carnaval passa, a sua imagem fica

carnaval - artigo - marc tawil

Na era da conectividade total, se preocupar com a imagem que você irá passar nas redes sociais durante o Carnaval é tão importante quanto beber água, passar protetor solar e não dirigir alcoolizado na volta do bloquinho.

Uma foto mal tirada, um comentário impulsivo ou até uma brincadeira de mau gosto na rede podem arranhar – e bastante – uma carreira.

Para não estender a sua próxima Quarta de Cinzas pelo ano todo, a regra de ouro é festejar com um mantra na cabeça: “O Carnaval passa, a sua imagem fica”.

É inocente imaginar que em ambientes festivos e liberados do século 21 não sobrarão flashes desgovernados, tweets direcionados ou até cliques propositais que alcançarão, antes do fim da folia, o WhatsApp e a caixa postal de dezenas de colegas, não colegas, chefes e, prato cheio: desafetos.

Dá tempo

Ainda é possível manter-se longe dos riscos desnecessários à imagem durante o Carnaval 2017. E, para isso, valem as mesmas regras aplicadas para redes sociais nos demais 360 dias do ano:

  • Não festeje a pausa no trabalho tratando-o como “forca”, “inferno”, “purgatório”
  • Não use a libertação da Festa de Momo para reclamar em público do salário, da chefia, dos colegas
  • Não publique fotos onde apareça embriagado ou praticando qualquer ilícito
  • Não apareça nu, quase nu ou exibindo partes íntimas (nem fazendo menção a)
  • Não marque nem cite ninguém do escritório que não esteja com você – especialmente pessoas com quem você não se relaciona
  • Não humilhe, não ofenda, não exponha. Não deturpe seus valores nem princípios
  • Fuja de temas polêmicos ou que resvalem em preconceitos de toda sorte na hora de vestir uma fantasia ou carregar um cartaz
  • Lembre-se que toda zoeira tem limites – inclusive durante o Carnaval
  • Se beber, não poste
  • Se postar, não assassine a língua portuguesa

Caso uma postagem sua tenha repercutido mal, assuma o erro e prepare rapidamente uma resposta curta e honesta. Explique a situação e acalme os ânimos. Quando, e se for possível, peça desculpas pessoalmente ao(s) envolvido(s).

Lembre-se que rede social é vida pública, e não privada.

E se nem isso convencer você, fixe duas palavrinhas que, assim como a fé, não costumam falhar: “bom senso”.

No mais, é isso. Divirta-se!

#ProfissãoCarnaval

 

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Marc Tawil

Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo. Eleito Nº1 Top Voices LikedIn. É vice-coordenador da Comissão de Comunicação & Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro consultivo do Grupo Comunique-se e conselheiro consultivo do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado. Foi escolhido o 1º Embaixador Corporativo Cabify Empresas no Brasil.

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