JORNALISMO TEC & REDES

O Globo lança combo digital: vídeo, podcast e newsletter

o globo - combo digital
(Imagem: Divulgação/O Globo)

O jornal O Globo está focando cada vez mais na oferta de conteúdo para plataformas digitais. Depois de unificar a redação com o diário Extra em janeiro, momento em que o diretor Ascânio Seleme contou à reportagem do Portal Comunique-se que os meios além do impresso passariam a ter atenção especial, a empresa de mídia apresentou um combo digital de serviços. Desde a última semana, a publicação conta com novo site para versão mobile, mais produção de vídeo, conteúdo em formato podcast e envio de newsletter.

A nova “cara” de O Globo em dispositivos móveis foi pensada para carregar as páginas de forma mais ágil e facilitar a navegação, destacando o que é reportagem, o que é “especial publicitário” e o que é artigo de colunista da casa. Nos materiais enviados por e-mail para a base de assinantes, a chamada newsletter, a equipe reforça que o modelo foi “totalmente reformulado”, com a intenção de oferecer o tipo de conteúdo predileto para cada fatia do público. Nesse formato, são quatro informativos por dia: duas edições com as principais notícias publicadas no site (manhã e noite), uma com artigos dos colunistas conhecidos como “Gente d’O Globo” e a última com os editoriais do jornal.

Para quem gosta de usar a internet para acompanhar vídeos, O Globo deu início à produção de dois programas, sendo transmitidos às segundas e sextas. Apresentado pela jornalista Carolina Morand, editora-assistente do caderno ‘País’, o ‘Porque hoje é segunda’ tem meia hora de duração e vai ao ar às 10h. Para dar o pontapé no fim de semana, o ‘Porque hoje é sexta’ é lançado às 16h. As duas atrações audiovisuais são exibidas ao vivo no site de O Globo e na fan page mantida pelo veículo. As produções contam com as participações de repórteres, editores e colunistas.

Também na lista de novidades, o podcast intitulado de ‘Pop Zêra’ objetiva ligar a marca O Globo com o público mais jovem. Dessa forma, o conteúdo em áudio dá vez a assuntos voltados à cultura pop, girando em torno de temas sobre música, cinema e séries. O time do ‘Segundo Caderno’, suplemento focado em pautas culturais, é o responsável pela produção do material. Além disso, o veículo passa a pensar em infográficos e animações. Os estilos diferenciam a Infoglobo no mercado, avalia o diretor-geral Frederic Kachar. “Estamos entregando algo diferente, que tem valor”, comenta o executivo.

O leitor de O Globo é rei

Diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme afirma que todas as novidades foram pensadas no público leitor, que cada vez mais consome conteúdo multimídia. “Eles é que mandam. Eles é que serão determinantes para o nosso futuro. A ideia é ter condições de mostrar para o leitor que, sem isso, ele não estará bem informado”, diz o jornalista-gestor. O diretor pontua, ainda, que a publicação passa a levar em consideração os horários nobres da web. “Sempre que o leitor bater os olhos nas nossas plataformas digitais, vai ver conteúdo novo e diferenciado”.

Conteúdos e anúncios

Diretor-executivo de mercado anunciante da Infoglobo, Felipe Goron dá a entender que os novos serviços de conteúdo vão fazer com que a equipe comercial de O Globo passe a trabalhar ainda mais com big data, valorizando possíveis acordos com o ambiente publicitário. “Os novos produtos digitais devem gerar oportunidades interessantes para os nossos clientes, à medida que aumentamos o engajamento, o tempo de navegação e conhecimento dos hábitos e interesses das nossas audiências, seremos mais efetivos nas soluções aos anunciantes”, afirma Goron.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduando em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017