JORNALISMO

Odir Cunha apresenta lições de jornalismo em novo livro

odir cunha - lições de jornalismo

Jornalista e escritor com mais de 40 anos de carreira dedicados aos mais diversificados veículos de comunicação e mais de 20 obras publicadas no mercado editorial, Odir Cunha tem novo livro na praça. Nesta semana, ele lançou Lições de Jornalismo, publicação comercializada pela Summus Editora. Nas páginas, o autor busca conversar diretamente com estudantes e jovens profissionais da comunicação social. Ao todo, 60 dicas são registradas. Todas apresentam o mesmo teor: comprovar que o jornalismo não morreu.

Durante o processo de escrever o livro, Odir Cunha enfatiza que o seu histórico profissional contribuiu para que conseguisse desenrolar as seis dezenas de lições de jornalismo. “O fato de não ter permanecido muitos anos em uma mesma empresa e de não ter me dedicado à mesma tarefa jornalística acabou por me dar, acredito, uma vivência enriquecedora em várias mídias: do jornal diário às revistas, às rádios, às tevês e à internet, sem contar os livros, para mim também uma forma de fazer jornalismo”, afirma o escritor que atualmente edita o blog que leva o seu nome e se propõe a discutir pautas relacionadas ao seu time do coração: o Santos Futebol Clube.

As lições de jornalismo que dão título ao mais novo livro brasileiro são divididas em 160 páginas e 10 capítulos. A obra pontua que para um jornalista ter sucesso na carreira é necessário:

  1. Humildade
  2. Respeito
  3. Isenção
  4. Precisão
  5. Empatia
  6. Abnegação
  7. Técnica
  8. Conhecimento
  9. Ousadia
  10. Criatividade

Indo ao encontro do que Odir Cunha escreve no primeiro capítulo, o prefácio de Lições de Jornalismo é assinado por Fernando Portela. O prefaciador destaca como o “foca” Odir Cunha demonstrava humildade e vontade de aprender ao iniciar seus trabalhos na redação do Jornal da Tarde. Resultado? Segundo consta no título destacado por Portela, o então “foca virou professor”.

Lições de jornalismo – Odir Cunha

Páginas: 160
Editora: Summus
Preço: R$ 51,90 (site da editora)

Trecho de Lições de jornalismo, novo livro de Odir Cunha

Confira o início do capítulo sobre humildade.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino