JORNALISMO MAIS COMUNICAÇÃO

‘Ondas Curtas’: Rádio Globo em São Paulo entra no ar na frequência FM

Rádio Globo-ondas-curtas

Desde sexta-feira passada e sem muito alarde a frequência em FM da Rádio Globo em São Paulo entrou no ar. Algumas (não todas) pendências de origem técnica e burocráticas foram solucionadas. A engenharia de som da Globo  melhorou em 200% a qualidade do sinal e do alcance da emissora, agora é fazer os ajustes na programação e torcer para que  o sucesso de décadas  no AM chegue ao FM.

***** ***** ***** ***** *****

A Globo, pela manhã, tem público igual a do AM, C-D (Band, Nativa). A tarde, A-B (Alpha, Antena 1), e a noite é a emissora que todos esperam, respeitam e conhecem, com foco no segmento esportivo. Agora, tentar vender que a Nova Rádio Globo está no segmento A-B é no mínimo estranho.

***** ***** ***** ***** *****

O ‘Zona Mista’ que estreou no FM em São Paulo foi sem dúvida um dos melhores programas feitos na nova programação. A presença de Roberto Avallone no estúdio, ao lado de Paulo Bonfá e do ótimo Rudy Landucci, foi excelente.

***** ***** ***** ***** *****

A locutora Rafa Ferraz, “importada” do Rio de Janeiro, que comanda o vespertino ‘Tá Rolando Música’ e o semanal ‘Sai do Ar’, foi um dos acertos da nova programação. A moça é uma ótima locutora e comunicadora, nota 10.

***** ***** ***** ***** *****

Com boa equipe de esportes no Rio e São Paulo, a Nova Rádio Globo tem que andar com as pernas próprias e, no esporte, o certo seria voltar a ter equipes independestes e transmissões que dessem mais opções ao ouvinte. Não faz sentido ter quatro canais (dois em AM e dois em FM) e transmitir o mesmo jogo com a mesma equipe.

***** ***** ***** ***** *****

O repórter Guilherme Dorneles deixou o departamento de esportes da Globo e CBN, há duas semanas. Quem também deixou o SGR foi o diretor Cláudio Henrique, ele foi demitido da emissora. Pedro Júlio é o seu substituto.

***** ***** ***** ***** *****

O apresentador Dudu Camargo estreou na segunda-feira, 26, na Super Rádio AM 1150  de São Paulo.

***** ***** ***** ***** *****

Rádio ABC, AM 1570 Khz é anova casa do comunicador Ricardo Leite que já trabalhou na Globo, Capital e Super Rádio. O profissional está no ar das 6h às 7h da manhã de segunda a sexta-feira.

***** ***** ***** ***** *****

Como é bom ouvir a voz potente do grande comunicador Altieris Barbieiro na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz – São Paulo/SP). Recuperado de problemas de saúde, o comunicador voltou com tudo e, aos 72 anos e com muito pique, está no ar de segunda a sexta-feira das 12h15 às 14h com o programa ‘A Volta do Sucesso’.

***** ***** ***** ***** *****

Com a ausência do Padre Marcelo entre 9h e 10h da manhã, a Rádio Capital está apostando e ampliando cada vez mais a participação do Padre Juarez de Castro durante o programa ‘Tamo Junto’ – que é apresentado por Ângela Mattos e Paulo Eugênio. Com o resultado positivo, a campanha de divulgação do programa está sendo ampliada pela emissora.

Enquanto isso, o Padre Marcelo Rossi segue no horário da madrugada entre 00h e 01h e, quando tem futebol no meio de semana, o ‘Momento de Fé’ entra no ar 00h30 na Nova Rádio Globo. A CBN segue com o futebol até 01h da manhã.

***** ***** ***** ***** *****

A volta do locutor Jota Santiago para a Super Rádio Tupi no Rio de Janeiro a partir de julho é dada como certa. Parabéns ao grande José Carlos Araújo, responsável pelo retorno do Jota.

***** ***** ***** ***** *****

A expectativa do retorno do programa ‘Os Pingos nos Is’, na Rádio Jovem Pan, é muito grande.  Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil estão ajustando os últimos detalhes do programa que vai entrar firme na disputa pela audiência com a BandNews, que transmite o  programa ‘O É da Coisa’, apresentado por de Reinaldo Azevedo das 18h às 19h, e Rádio Bandeirantes com o ‘Bastidores do Poder’, que vai das 17h às 19h20.

O jornalista Cláudio Tognolli, será mais um dos integrantes do novo ‘Os Pingos nos Is’. A direção da Pan está reforçando a equipe com vários desafetos de Reinaldo Azevedo.

***** ***** ***** ***** *****

A programação da Rádio Trânsito FM 92.1 de São Paulo está com nova plástica, em pacote de sons, chamadas e vinhetas. Entre várias novidades, após 10 anos de vida, a emissora vai lançar série de vinhetas que mostram a importância do uso da seta. A campanha leva o nome de “Seta não é Acessório – Use”. O não uso da seta é uma das principais causas de acidentes com motos.

***** ***** ***** ***** *****

A direção da Rádio Mix FM está investindo pesado no programa de futebol e humor ‘Agora o Bicho Vai Pegar’. O programa, que semana que vem completa dois meses no ar, é um dos poucos da emissora a ter transmissão ao vivo no Facebook. São três câmeras e outros equipamentos de ponta, que estrearam semana passada no programa que em breve deve ter horário ampliado.

***** ***** ***** ***** *****

Infelizmente, ainda são poucas as emissoras que transmitem de forma decente seus programas na internet. Rádio é imagem sim. Jovem Pan e Mix já entenderam isso. O grande exemplo a ser seguido é o da 98 FM de BH. A emissora transmite, em tempo real, todos os programas com qualidade invejável de imagem e de som.

***** ***** ***** ***** *****

Rádio que quer ser multiplataforma tem que se espelhar na 98 de BH. Infelizmente, várias emissoras de nome e tradição anunciam que possuem Lives, mas com a qualidade que colocam no ar chega-se a conclusão que dessa forma é melhor não ter.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Anderson Cheni

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017