OPINIÃO

4 passos simples para revisar seus textos

4-passos-simples-para-revisar-seus-textos

Escrever bem é uma prática diária. Não se aprende da noite para o dia. Aprende-se treinando. E é um treinamento árduo, lendo muito, comprando bons livros e escrevendo sempre.

Mas o principal: um texto não deve ter erros, seja de digitação ou gramatical. A revisão é muito importante, principalmente para tornar o conteúdo mais claro e objetivo. Aqui vão quatro passos que podem aprimorar suas revisões.

1 – Leia o texto em voz alta

Escreva e leia seu texto. Em seguida, leia em voz alta. Ler em voz alta faz com que erros gramaticais, uso exagerado de gerúndio, gírias, redundância de termos, preciosismos e palavras fortes sejam identificados.

2 – Leia as palavras separadamente

Leia cada palavra do texto em voz alta e enfatizando cada sílaba dela. Isso vai fazer com que você preste mais atenção na grafia.

3 – Evite abreviações e nunca escreva errado

Evite escrever com abreviações ou errado, mesmo que brincando, nas redes sociais, blogs ou até mesmo recados. Isso faz com que o uso se torne habitual.

4 – Peça que outra pessoa leia seu texto

Peça ajuda. Quando possível, peça que outra pessoa leia seu texto. Quando lemos um texto mais de uma vez, erros se tornam imperceptíveis. Se isso não for possível, feche o arquivo e leia em outro horário. Quando a atividade é feita num outro momento, os erros ou termos repetidos aparecem com maior facilidade.

Não existe fórmula mágica para fazer um bom texto. A prática é essencial. Sempre que possível, retome seus textos e reescreva-os. Você terá a chance de aprimorá-los e melhorar os próximos.

* Andreia Alevato. Jornalista e professora universitária.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017