MARKETING & PROPAGANDA

Qual o perfil do profissional de marketing digital?

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(Imagem: Divulgação)

O Mundo do Marketing Branded Content, em parceria com o Grupo Comunique-se, lançou o Guia Profissional de Marketing Digital. O material desenvolvido para o Instituto de Gestão e Comunicação – Facha (Igec) apresenta detalhes sobre o perfil do profissional da área, carreira, cargos e salários, além de mostrar habilidades necessárias e os locais onde o profissional da área é requisitado.

“A demanda por profissionais digitais tem crescido cada vez mais. E em meio à crise que se abate em nosso país, o meio digital tem sido o fértil terreno onde os empreendedores têm apostado para crescer. E com isso, um novo cenário de oportunidades e crescimento de carreira pode ser vislumbrado por aqueles que apostarem em uma especialização neste mercado”, dizem os responsáveis pelo conteúdo.

De acordo com o e-book, o objetivo do marketing digital, seus conhecimentos e ferramentas é gerar vendas de marcas, produtos e serviços. O estudo indica que estar na internet hoje é fator decisivo para as empresas, mesmo aquelas que não comercializam seus produtos diretamente em ambiente digital precisam fincar suas bandeiras na web quer seja por site institucional ou por canais nas redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Para ter canal digital eficiente, as empresas demandam equipes de profissionais capacitados para gerir a imagem da marca na web e avaliar se os esforços estão refletindo sucesso. Para os criadores do material, coordenar ações na internet de forma ordenada e medindo os efeitos é a chave para se alcançar resultados positivos.

“Por conta da força do digital, que cresce a cada dia, quem tiver profundos conhecimentos no ambiente virtual terá destaque. Por conhecer os processos e ferramentas para esse tipo de público, os cargos gerentes de marketing digital estarão em alta no próximo ano. Esses profissionais realizam gestão da estratégia digital, atuam com prospecção de leads e vendas, fazem análise de mercados e tendências além do suporte consultivo gerencial, identificando as novas oportunidades de produtos, serviços, informações e soluções através do digital”, informa o e-book.

Campo de atuação

De forma interdisciplinar, o marketing digital abrange áreas como redes sociais, e-mail, comércio eletrônico, bussines intelligence, produção de conteúdo, comportamento do consumidor, gestão do relacionamento com o cliente, publicidade online e otimização de performance em sites de buscas, como Google.

“Além das diversas áreas, existe número maior ainda de diferentes ferramentas para ajudar o profissional a gerir estes canais. Mas o que vai realmente fazer diferença e trará resultados é a estratégia que amarra todos esses conceitos e plataformas disponíveis”, afirma o conteúdo.

Segundo os responsáveis pelo e-book, outro ramo que vem crescendo nos últimos anos no Brasil e tem absorvido grande parte desses profissionais são as startups e empresas de software as a servisse (saas) ou em bom português: software como serviço. Exemplos de empresas deste segmento são Salesforce, Adobe, Google, Hubspot e Resultados Digitais.

Competências

O pré-requisito básico para atuar no marketing digital, é ter formação superior em áreas como marketing, comunicação social (relações públicas, publicidade e jornalismo) e design. Com o crescimento dos campos de inteligência da profissão, pessoas com formação em engenharia, tecnologia da informação, administração e finanças também estão sendo incorporadas as atividades do ramo.

De acordo com o e-book, não existe ainda consenso sobre graduação específica em marketing digital, existem cursos especializados que fornecerem os saberes necessários para seguir carreira na área. Enquanto algumas instituições focam no uso de ferramentas, há aquelas que investem em formar perfis gerenciais dentro dos cursos de Master of Bussiness Administration (MBAs).

Cargos e remuneração

No material idealizado pelo Mundo do Marketing, são listados quatro cargos do marketing digital e suas especificações. Confira:

Assistente de marketing digital é o profissional responsável por desenvolver a prospecção em canais digitais, atualização de redes sociais e áreas de conteúdos. A remuneração para a atividade fica entre R $ 1.396 e R $ 1.503.

O analista de marketing digital desenvolve ações focadas no relacionamento com prospects e clientes em diferentes canais. Além disso, quem atua na área analisa o mercado a sua volta para manter-se atualizado sobre as mais recentes ferramentas disponíveis. O salário para este cargo vai de R$ 2.250 a R $ 2.374.

Coordenador de marketing digital é o responsável por elaborar os planos e programas a serem implementados pela equipe, mensurar o desempenho de cada canal envolvido nas ações e acompanhar a performance em indicadores como Google Analytics e Google Adwords. O profissional que exercer esta função deve receber entre R$ 3.564 e R $ 3.651,91.

Gerente de marketing digital é, geralmente, o líder da equipe. Neste cargo, ele cria a estratégia que será colocada em prática por sua equipe, dá suporte, analisa cenários, acompanha indicadores de performance e faz ajustes para melhorar o desempenho das campanhas. Este profissional também deve identificar novas oportunidades para a empresa tanto em novos canais como em ferramentas. As atividades alcançam remuneração de R$ 4.576 a R$ 4.669,92.

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