Portal Comunique-se

Pesquisa mapeia atuação do jornalista profissional brasileiro

nutra brasil - topo mega banner

Jornalistas brasileiros que estão no mercado de trabalho podem responder, pelos próximos dois meses, ao questionário organizado pelo programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da ESPM-SP. A pesquisa busca mapear a atuação do jornalista profissional no mercado brasileiro, levando-se em conta o impacto das tecnologias de comunicação em seu trabalho. A Abraji apoia a iniciativa.

Segundo a professora e coordenadora do programa, Maria Elisabete Antonioli, a pesquisa busca traçar um perfil e verificar quais são as novas possibilidades para o jornalista profissional brasileiro, que ampliou suas competências. “O mercado profissional para o jornalista se alterou radicalmente nos últimos tempos”, diz. “Embora os valores do jornalismo devam ser preservados, a prática se alterou”.

As perguntas incluem dados pessoais, como a faixa etária e a região do país na qual se trabalha, e questões relativas à vida e à rotina profissional. O questionário pode ser respondido em até dez minutos.

A intenção é divulgar as respostas do questionário em futuro evento (ainda sem data marcada) da ESPM-SP e da Abraji, diz Antonioli. Os resultados também servirão de base para relatórios e artigos acadêmicos.

Compartilhe
0
0

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

nutra brasil - topo mega banner