OPINIÃO

Por que a comunicação é imprescindível?

A comunicação é imprescindível para a vida de qualquer pessoa. Ela possibilita a interação do indivíduo com o mundo. Nos primórdios da existência humana, na idade da pedra já havia comunicação; da mesma forma que o homem utilizava sinais, expressões faciais e gestuais para se comunicar, ele também os utilizava para identificar oque o mundo lhe dizia – sabia distinguir rapidamente quando um animal era uma ameaça ou uma presa.

Podemos dizer, sem medo de errar, que a comunicação foi o primeiro meio de sobrevivência de que o ser humano fez uso. Da mesma forma, no contexto corporativo, segundo pesquisas realizadas na área de gestão de projetos, sabe-se que a gestão da comunicação é fator decisivo para o sucesso dos projetos. O que mostra que atualmente, saber se comunicar continua sendo necessário tanto quanto antes.

No decorrer do tempo, é notório o quanto o ser humano se dedicou a esta nobre tarefa fazendo uso de diversos meios para esse fim: sinal de fumaça, pombo correio, pergaminhos, cartas, telex, telefone – vale tudo: texto, imagem, som, formas, cores, expressões, gestos, ícones, códigos etc. Em consequência disto, a maneira do ser humano se comunicar foi se tornando cada vez mais sofisticada.

Chegamos à conclusão que independentemente de etnia, gênero, crença o ser humano tornou-se totalmente dependente deste recurso – a comunicação – e dele muito tem se beneficiado.

É bom ressaltarmos: para que haja a comunicação é preciso existir quatro elementos essenciais e que a ausência de qualquer um deles impossibilita a comunicação existir. São eles: o emissor, o receptor, a mensagem e o canal. O homem cumpre o papel de emissor ou de receptor à medida que domina a linguagem a ser utilizada na comunicação. A linguagem a que me refiro se restringe ao conjunto de sinais e símbolos que serão utilizados para construir a mensagem. A mensagem é em última análise o que se quer transmitir e o canal o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

Atualmente, quando nos referimos à comunicação logo somos remetidos a computadores, Internet e celulares… Pensem na seguinte situação: há poucos anos, quando um filho decidia estudar fora do país, a mãe sabia que só receberia notícias por carta a cada 6 meses. Hoje isto mudou por completo: é possível conversar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento.

No primeiro cenário, o rapaz ocupa o papel de emissor, a mãe, de receptor, a mensagem são as notícias – os fatos ocorridos e o canal são compostos do seguinte conjunto: papel, caneta, selo, endereço de origem/destino, o correio, o coletor/entregador de carta, o carro, o caminhão, o avião, o trem e assim por diante. No segundo cenário, o emissor, o receptor e a mensagem são os mesmos, mas o canal é totalmente diferente possibilitando que a comunicação seja muito mais efetiva qualitativamente e quantitativamente. Você já pensou nisso?

Se por um lado, a Tecnologia da Informação permitiu sairmos do mundo analógico para o mundo digital tornando muito mais fácil o manuseamento de grandes quantidades de dados. Por outro, nos colocou diante de um grande desafio: como fazer para que essa enorme quantidade de informação digitalizada chegue ao seu destino. A Tecnologia da Comunicação justamente responde esta questão porque viabiliza o meio confiável, robusto e seguro pelo qual a informação chega ao seu destino.

Diante deste contexto, vê-se o quão imprescindível é para uma boa gestão conhecer o que a Tecnologia da Informação e da Comunicação tem a oferecer independentemente do setor econômico em que o empresário se encontra. A Tecnologia da Comunicação dispõe de uma infinidade de recursos, ferramentas, produtos, equipamentos, fabricantese que se diversificaram intensamente nas últimas duas décadas. Conhecer este vasto universo de possibilidade nos seus aspectos genéricos e específicos é um grande desafio e requer constante estudo.

Empresas especializadas, como a Routerlink, investem em conhecimento e em técnicos altamente capacitados para ser capaz de identificar para cada necessidade de seus clientes qual a especificidade de tecnologia de comunicação é a mais adequada, que garante o meio confiável, robusto e seguro para a informação chegar ao seu destino no tempo certo e com a melhor relação custo X benefício.

Como ensina o ditado popular “Tempo é Dinheiro”, por isso, racionalizar o investimento financeiro em equipamentos adequados, fará que o tempo corporativo seja melhor empregado e traga maior rentabilidade. A tecnologia deve melhorar a performance e tornar nosso tempo mais útil.

***** ***** ***** ***** *****

Mônica Faria. Analista de Sistemas, Pós-graduada em Telecomunicações e Gestão de Recursos Humanos pela FGV e sócia-diretora da Routerlink – monica.faria@routerlink.com.br

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017