OPINIÃO

Por que jornalistas digitais precisam usar o Google Search Console?

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Antes de entrarmos no assunto deste post, gostaria de saber: você se considera um jornalista digital ou pretende evoluir seus conhecimentos para tal? Se a resposta for sim, você com certeza produz conteúdo para a internet, certo? Se a resposta for sim novamente, imagino que você quer que o maior número possível de pessoas leia seu conteúdo.

Então, entre outros fatores, seu conteúdo precisa ser bem indexado pelo Google. Mas como mensurar isso? Existe série de ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa e, inclusive, mencionei algumas delas no artigo 25 ferramentas que todo jornalista deveria conhecer e utilizar.

Entre todas as que venho testando ao longo de 12 anos atuando com comunicação digital, a mais adequada para este objetivo é o Google Search Console. Você a conhece? Nunca ouviu falar? Já ouviu falar, mas nunca usou? Neste artigo, vou te explicar as principais vantagens de utilizá-la em seu dia a dia de trabalho.

Você sabe como seu conteúdo é encontrado na internet?

Sempre é válido reforçar que todo jornalista e comunicólogo que produz conteúdo para a internet precisa entender como seu público-alvo se comporta, que mídias ele utiliza e, principalmente, se está se comunicando corretamente com sua audiência.

Como o Google é o mecanismo de busca mais acessado do Brasil, é fundamental entendermos como as pessoas pesquisam por nosso conteúdo, que palavras-chave elas utilizam para o Google oferecer os resultados relacionados ao nosso portal de notícias, site, e-commerce ou blog.

A principal ferramenta para fazer esta análise é o Google Search Console, que faz parte do Google Webmaster Tools, uma espécie de clínico geral de sites, blogs e outras plataformas de conteúdo. Entre inúmeras funcionalidades, ele oferece um diagnóstico de quais palavras-chave estão indexadas na busca orgânica (não paga) do Google, incluindo os seguintes dados:

  • Consultas: Quais palavras-chave foram pesquisadas pelos internautas que tiveram nosso site ou blog como resultado de busca;
  • Impressões: Quantas vezes nosso site ou blog apareceu como resultado de determinada busca;
  • Cliques: Quantas vezes os internautas clicaram nos nossos resultados de busca;
  • CTR (Click-trough rate): É a porcentagem da taxa de cliques em relação às exibições de resultados;
  • Posição média: Média de posicionamento em que os resultados são exibidos aos internautas para determinada palavra-chave.

Para verificar essas informações, basta selecionar seu site ou blog no Google Search Console e clicar em Search Analytics.

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Além das consultas, também é possível verificar a performance por páginas do site. Para isso, basta clicar no campo “páginas”.

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Como instalar o Google Search Console em seu site ou blog

A instalação é muito simples. Basta você criar conta na ferramenta e cadastrar seu site ou blog. Após esse cadastro, você vai receber um código de acompanhamento para instalação nas páginas que você pretende monitorar, a fim de confirmar a propriedade do veículo. Após esta confirmação, os dados começam a ser contabilizados.

Quando a instalação estiver concluída, você receberá do Google um e-mail como este:

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O Google Search Console é apenas uma das diversas ferramentas do Google que podem auxiliar jornalistas nos processos de análise de dados e produção de conteúdo. Recomendo o artigo Como o Google News Lab pode ajudar jornalistas no universo digital, para conhecer outras complementares e aprofundar ainda mais suas estratégias.

Boa análise de dados!

Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo e comunicação digital. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.

Se você chegou até o fim da leitura e curtiu o conteúdo, utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Um abraço e até a próxima!

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Mattheus Rocha

Mattheus Rocha

Comunicólogo com habilitação em Jornalismo e MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, atua na área de Marketing Digital desde 2006. Certificado pelo Google em Analytics e AdWords, desenvolve estudos em técnicas de Jornalismo Digital e Marketing de Conteúdo. É sócio fundador e diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital. Em 2015 recebeu o prêmio de Melhor Conteúdo Digital na categoria Media & News, do World Summit Award, etapa Brasil, pelo projeto Novo Jornalismo.

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