ESPECIAIS JORNALISMO

Portal Terra enxuga redação e transforma equipe remanescente em “curadora” de conteúdo

portal-terra0408

Era agosto de 2014 quando o Portal Terra reuniu seus funcionários para anunciar a reestruturação que colocou na rua 50% da equipe de reportagem. A medida resultou em cortes em todas as praças e colocou fim à equipe de repórteres fotográficos e ao grupo de conteúdo latino-americano, que contava com quatro jornalistas estrangeiros para fazer matérias enviadas às filiais do Terra fora do Brasil. Doze meses depois, quem sobreviveu ao corte do ano passado viu uma medida parecida trazer de volta o mesmo cenário.

Para se adequar a atuação no mercado de mídia e publicidade, o portal de conteúdo demitiu na tarde desta quinta-feira, 6, 80% de sua redação, conforme registra a direção do site, por meio da equipe de comunicação, em contato com a reportagem do Portal Comunique-se. Desde o começo desta semana, os rumores sobre as demissões circulavam pelos corredores da redação do Terra. A reestruturação atingiu três áreas da empresa: editorial (a mais afetada com os cortes), publicidade e tecnologia.

O Terra explica que a ideia é apostar em modelo diferente de trabalho. Com isso, só a redação de São Paulo sobreviveu. As sucursais do portal foram encerradas com as demissões. Sobre o momento, a empresa garante que no ano passado a companhia se preparou para o cenário e que, agora, a irá reforçar as áreas de mobile VAS (valor agregado) e serviços digitais, que juntas representam mais de 80% da receita da empresa.

Com a confirmação da dispensa de 80% da redação, é possível afirmar que ao menos mais de 30 jornalistas encerraram seus ciclos de trabalho para o portal de notícias. Agora em diante, o site terá sua equipe jornalística composta por menos de 10 profissionais. A equipe remanescente deverá ter como principal atividade avaliar e organizar o material vindo de veículos parceiros, em espécie de curadoria de conteúdo, conforme explicou o CEO Paulo Castro ao Meio & Mensagem. Na tarde desta quinta, por exemplo, a home do Terra é composta por reportagens produzidas por Lance, IDGNow e IstoÉ Dinheiro.

Aos demitidos, o Terra informou que agradece pela dedicação e trabalho.

Reestruturação em 2014

Adequar estrutura e recursos. Foi com esta justificativa que em agosto passado o Portal Terra demitiu 50% da redação. À época, os profissionais cortados receberam e-mail avisando sobre a reunião que falaria da situação. Na data marcada, os funcionários foram reunidos para receberem a notícia sobre suas demissões.

O Terra informou que a medida visava alinhar suas unidades de negócios em todas as áreas. “O Terra agradece os seus colaboradores por toda sua dedicação e trabalho”. Na mudança de um ano atrás, a equipe de fotografia e de conteúdo latino-americano foram encerradas.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Nathália Carvalho

Nathália Carvalho

Jornalista com oito anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017