OPINIÃO

Posso cobrar resposta depois da entrevista?

resposta - entrevista - artigo
(Imagem: Divulgação)

Essa é uma pergunta que vejo com frequência, principalmente em comentários de matérias e posts sobre entrevistas de emprego. E a resposta para ela é simples: sim. O mais complexo é identificar o melhor momento para fazer isso e a forma adequada de abordar o(a) recrutador(a). Por isso, separei recomendações para você se sentir confortável ao cobrar um retorno de um processo seletivo.

Quando​ ​entrar​ ​em​ ​contato​ ​com​ ​o​ ​recrutador?

Nunca aborde o recrutador antes do prazo informado. Esperar dois dias após a data é suficiente. Caso o(a) entrevistador(a) não mencione nenhum dia, espere pelo menos uma semana para fazer contato. Esse tempo é mais do que suficiente para que alguma decisão tenha sido tomada, mesmo que seja a de adiar ou cancelar o processo.

Por​ ​qual​ ​canal​ ​devo​ ​abordar​ ​o​ ​recrutador?

Dê preferência para o e-mail, já que é menos invasivo e, caso o recrutador tenha esquecido para qual vaga você se candidatou, ele tem tempo de buscar as informações antes de dar uma resposta. Se vocês já tiverem trocado mensagens, entre em contato respondendo o último e-mail. Isso pode ajudar a refrescar a memória do entrevistador.

Caso você não tenha o e-mail do recrutador, utilize exatamente o mesmo meio que ele usou para falar com você: se o contato foi uma ligação, sinta-se à vontade para ligar; se foi por WhatsApp, envie uma mensagem – evite áudios, porque muita gente se incomoda com eles.

Como​ ​falar​ ​com​ ​o​ ​recrutador?

Agora que você decidiu que é o momento de abordar o recrutador e por qual meio você vai fazer isso, considere os seguintes pontos durante a conversa ou mensagem:

– apresente-se usando referências para que o recrutador se lembre de você: diga o seu nome, processo do qual está participando, dia e local da entrevista;

– agradeça pela oportunidade;

– pergunte se o processo segue em andamento;

– diga que ainda tem interesse na vaga e coloque-se à disposição;

– reforce que aguarda um retorno;

– agradeça a atenção.

Se mesmo assim o recrutador não responder, é o momento de desistir. Infelizmente, muitos profissionais não conseguem dar a atenção necessária a essa etapa de um processo seletivo. Isso acontece por diferentes razões, como falta de tempo, de cuidado ou desatenção. Acredito que se todos(as) os(as) candidatos(as) cobrarem um retorno, os recrutadores passarão a ter uma postura mais proativa. Por isso, não se iniba em buscar uma resposta.

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV. Também é Analista Comportamental pela metodologia DISC. Depois de anos trabalhando em empresas de diversos segmentos e em diferentes áreas da comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Auxilia empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de metodologia exclusiva apoiada nos pilares do sucesso profissional: comportamento, comunicação e gestão. Também atua na Mútua Parcerias Corporativas, assessorando agências de comunicação e empresas de diversos setores a estabelecerem parcerias consistentes.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

Prêmio Comunique-se 2018