ESPECIAIS MARKETING & PROPAGANDA

Publicitária presta consultoria de marketing LGBT para empresas e marcas

Empresa fundada por Anna Castanha treina, orienta e auxilia marcas a segmentarem seus esforços de comunicação no público LGBT (Imagem: Divulgação)

Com objetivo de apoiar a diversidade sexual e a pluralidadede gênero na publicidade, há cerca de três anos a publicitária Anna Castanha fundou a Iden Consultoria de Marketing LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais). A iniciativa treina, orienta e auxilia marcas e empresas a segmentarem seus esforços de comunicação no público LGBT, alinhados às questões de diversidade sexual e gênero.

A Iden funciona em São Paulo, oferecendo às empresas e marcas serviços como identificação de oportunidades de mercado e investimentos que apoiem a diversidade sexual e de gênero, inseridas no universo LGBT, e promoção da tolerância dentro das empresas, por meio de treinamentos e workshops.

Além de ser proprietária na Iden Consultoria de Marketing LGBT, Anna criou o curso “Marketing Fora do Armário”, que nasceu por meio das pesquisas da publicitária feitas desde 2011 e é único no Brasil. Ela também leciona sobre o tema no curso de extensão Gênero na Publicidade do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM.

Anna Castanha durante o evento Mulheres Digitais (Imagem: Divulgação)
Anna Castanha durante o evento Mulheres
Digitais (Imagem: Divulgação)

O mundo digital é gay!
Por sua expertise em falar sobre a diversidade sexual, a pluralidade de gênero e a representatividade do movimento LGBT, Anna foi uma das palestrantes da última edição do evento Mulheres Digitais, realizado em São Paulo no sábado, 15. Seu painel foi pautado pela temática “De Afrodite a Lea T., o mundo digital é gay!” e abordou, de forma extremamente didática, os eixos da sexualidade humana.

“Para abordar a diversidade sexual e a pluralidade de gênero, você precisa entender uma coisa: esqueça o que está entre as pernas e lembre-se do que está entre as orelhas”, disse Anna durante a palestra.

Assim, a publicitária explicou: sexo biológico é aquele referente às características do corpo; identidade de gênero é relacionada a quem o indivíduo crê ser; expressão ou papel de gênero é alusivo a como a pessoa se comporta, forma de vestir, apresentação, aspeto físico, gostos e atitudes; e orientação/atração afetiva/sexual é o impulso de ligar-se amorosamente.

Com objetivo de deixar as definições ainda mais claras, Anna apresentou o “biscoito do gênero”, onde cada definição se torna ainda mais clara. Sua apresentação contou com a indicação de alguns materiais, como os filmes “Kinsey – Vamos Falar de Sexo” e “Tudo sobre minha mãe”.

"Biscoito do Gênero" utilizado para explicar os eixos da diversidade humana (Imagem: Divulgação)
“Biscoito do Gênero” utilizado para explicar os eixos da diversidade humana (Imagem: Divulgação)

SOBRE O AUTOR

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino