MAIS COMUNICAÇÃO

Rádio Globo perde liderança no AM da Grande São Paulo

rádio globo - rádio capital - audiência - am - grande são paulo

Depois de 27 anos na liderança, Rádio Globo perdeu primeira colocação no AM da Grande São Paulo para a Rádio Capital

Conforme dados oficiais do principal instituto de pesquisa que as emissoras assinam na Grande São Paulo, a Rádio Capital é a nova líder absoluta de audiência do rádio em amplitude modulada (AM) na região. A emissora supera a Rádio Globo, que reformulou sua grade de programação no último mês.

A liderança da Capital só era alcançado em alguns horários ao longo dos anos, como das 14h às 15h, com o comunicador Eli Corrêa, ou em determinadas jornadas esportivas. Desta vez, porém, é diferente. A Rádio Capital consegue um feito que só a Rádio Record conseguiu em 1988, na última grande época do rádio popular em São Paulo: superar a Globo no consolidado da programação.

Cheni no Campo – curiosidade

Na época em que foi líder do rádio AM da Grande São Paulo, a Record contratou a peso de ouro grandes comunicadores que estavam justamente na Globo. Na ocasião, o veículo ficou em primeiro lugar com Osmar Santos e companhia até o início dos anos 1990, quando a Globo se reforçou – e dominava o espaço até agora.

A liderança da Rádio Capital AM

rádio globo - rádio capital - am - grande são paulo
Equipe de comunicadores da Rádio Capital de São Paulo (Imagem: Divulgação)

No começo desta semana, o Ibope confirmou a liderança da Capital de segunda a sexta-feira no horário das 6h às 19h. Os números são do último trimestre (abril, maio e junho) – período que pegou a fase de transição da programação da Rádio Globo, que entrou no ar em FM no último dia 21 de junho.

Confira, abaixo, os números oficiais do Ibope do último trimestre sobre a audiência do rádio AM na Grande São Paulo.

[EMISSORA | PONTUAÇÃO NO IBOPE | OUVINTES POR MINUTO]

Rádio Capital | 0.62 | 114 mil
Rádio Globo | 0.57 | 106 mil
Jovem Pan | 0.20
Rádio Bandeirantes | 0.14

A Rádio Globo perdeu no último trimestre 7.643 ouvintes, enquanto a Rádio Capital apresentou crescimento de 3.348 ouvintes, o que mostra que o verdadeiro ouvinte do AM migrou de emissora. O levantamento pegou apenas cerca de 15 dias da “Nova Rádio Globo”.

Tendo reflexo da audiência do Padre Marcelo, o horário das 9h às 10h da Rádio Globo, que hoje pertence ao comunicador Otaviano Costa, segue com bons números: cerca de 320 mil ouvintes por minuto.

otaviano costa - rádio globo - rádio capital - audiência - am - grande são paulo
Otaviano Costa herdou o horário que era comandado pelo Padre Marcelo Rossi (Imagem: Divulgação/Rádio Globo)

O destaque da programação da Capital, que ao contrário da Globo faz questão de destacar a importância do AM e de seus comunicadores, é seguir a identificação com os ouvintes. Além do líder de audiência Eli Corrêa, outro experiente comunicador que vem obtendo índices para lá de expressivos nos últimos trimestres é o ótimo Paulo Lopes, de 70 anos, com o seu ‘Show do Paulo Lopes’, que vai ao ar das 10h ao meio-dia. Paulo Lopes mantém a mesma fórmula há décadas, mesclando polêmicas, opiniões inteligentes e convidados renomados.

paulo lopes - rádio globo - rádio capital - audiência - am - grande são paulo
Paulo Lopes é um dos destaques da programação da Rádio Capital (Imagem: Divulgação)

Núcleo de esportes da Rádio Capital também vai bem

O programa ‘Show de Bola Capital’ é o novo líder do horário das 18h às 19h, sendo atualmente o único do segmento do horário, pois o tradicional ‘Globo Esportivo’ saiu dessa faixa e foi para as 20h. A equipe de esportes da Rádio Capital ganhou 1.700 ouvintes, chegando a marca de 23.300 ouvintes por minuto. A direção da emissora está fazendo alterações no conteúdo, criando produtos e dando oportunidades para novos comunicadores e produtos, mas sem depreciar seus grandes apresentadores ou ter ideias mirabolantes. Um exemplo disso é o programa ‘Tamo Junto’, com a dupla Angela Matos e Paulo Eugênio.

Breve análise do colunista

A Capital é um bom exemplo de que o rádio bem conversado e bem-humorado não precisa estar no FM para fazer sucesso. A linguagem da emissora vem dando certo.

Rádio Capital no top 10

Se compararmos a audiência do FM no último trimestre, a Rádio Capital está entre as 10 mais ouvidas do dial da Grande São Paulo…

1 – Band FM
2 – Nativa FM
3 – Transcontinental FM
4 – Gazeta FM
5 – Alpha FM
6 – Metropolitana FM
7 – Capital AM

Conteúdo relacionado…

Crescimento da Veja, canal na Oi TV e nova web rádio

Ruy Castro estreia programa de rádio sobre a bossa nova

Rádios públicas estreiam programação conjunta com foco no jornalismo

Dudu Camargo estreia programa de entrevistas na Super Rádio

Ministério faz mutirão para migração de rádios AM para FM em São Paulo

Contribuição do Repórter Esso para o radiojornalismo em Ribeirão Preto

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Anderson Cheni

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017