JORNALISMO

Record é condenada a indenizar jornalista demitido por justa causa

record minas jornalista demitido justa causa 1
(Imagem: Divulgação)

A Record TV de Minais Gerais foi condenada a indenizar o jornalista e editor João Lucas Salgado Machado, que foi demitido em março de 2016 por justa causa. A juíza responsável pelo caso levou em consideração que o profissional desempenhava bem suas funções e que o ambiente de trabalho na redação da emissora “era estranho”. As informações são do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

De acordo com as informações da entidade, o jornalista foi dispensado por justa causa depois de 13 anos de empresa. A causa teria sido uma discussão e falta de respeito com o chefe. A situação, entretanto, não lhe rendeu nenhum tipo de suspensão. A juíza ainda observou a afirmação da advogada da Record, que disse que o editor “desempenhava suas atividades de forma primorosa, sendo referencial para seus colegas”.

Sobre a briga que teria motivado a demissão, a juíza achou estranho que no ambiente de redação as pessoas teriam agido com frieza inusitada diante da situação. “Chama a atenção o comportamento dos colegas de trabalho em seguida ao início da discussão e nos seus primeiros 5 a 6 minutos. Ao menos cinco colegas ocupando suas mesas bem próximas ao do reclamante e ao espaço físico do setor onde ocorria o conflito. Mantiveram-se inertes, do início ao fim da discussão; ninguém fez nada; continuaram nas suas mesas, na execução dos seus afazeres como se nada tivesse acontecendo”.

Em contato com o sindicato, Machado afirmou que está aliviado com a decisão e ainda explicou que no período em que foi demitido estava doente, sofrendo de depressão. “Não somos máquinas. Todos têm problemas e as empresas precisam humanizar o trato com os colaboradores. Um dia ruim não pode ser motivo de demissão por justa causa depois de tantos anos de trabalho. Não é justo”.

Diretor executivo da Record TV Minas, Gustavo Paulus afirmou que a empresa vai recorrer.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli, a repórter Nathália Carvalho e a trainee Tácila Rubbo.

2 Comentários

COMENTAR

Anúncio do Dino Divulgador de Notícias - vire notícia na internet

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017