Portal Comunique-se

Record é a emissora que mais dedica tempo à informação

nutra brasil - topo mega banner

A Record TV foi a emissora de rede da televisão aberta que mais tempo dedicou a conteúdos informativos. A afirmação está no Informe de Mercado, estudo divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) no último mês. Os dados, relativos à praça Grande São Paulo, mostram que o canal comandado por Edir Macedo superou as concorrentes na categoria “informação” em 2016.

O levantamento da Ancine mostra que em 2016 a Record TV foi a única – dentre as emissoras analisadas – a destinar mais de 3 mil horas de sua programação à parte informativa. O volume representa 36,4% de toda a grade do veículo no ano passado. Segundo a equipe de comunicação do próprio canal, o dado representa crescimento de 25% em relação à mesma categoria em 2012, ano em que a informação preencheu 29% de todo conteúdo exibido.

Na categoria informação – que está diretamente ligada ao gênero jornalismo -, a Record TV aparece, em termos percentuais, mais de cinco pontos à frente da segunda colocada, a Band. Das nove emissoras listadas, a CNT aparece na última colocação. Confira:

Informe de Mercado 2016 – horas dedicadas à informação

No geral, a parte de informação é superada por entretenimento. Na Record TV, inclusive, o nicho ocupa mais tempo da grade, com 40,3% da programação. Na média entre os nove veículos, a parte voltada a entreter o público ficou com quase metade da fatia do conteúdo exibido em 2016 (48,6%). Na categoria educação, Record e SBT foram as únicos que, segundo o estudo da Ancine, não levaram nada ao ar.

Saindo das categorias, o material da Ancine mostra as horas ocupadas por cada gênero nas emissoras de TV aberta. São itens que vão de game show a animação, de séries a colunismo social. Em telejornalismo, o canal com sede no bairro paulistano da Barra Funda aparece novamente em primeiro. A emissora dedicou 35,8% de sua grade a noticiários. A Globo aparece na segunda posição, com 25,6%. Com 5%, a CNT figura mais uma vez na última colocação.

“Telejornal (35,85%) é o gênero predominante no total da grade da emissora, seguido por Religioso (22,89%), quase a totalidade da categoria Outros (23,13%). Variedades (9,72%) e Novela (9,4%) predominam em Entretenimento, categoria a que pertencem e que é a mais representativa no total da programação da Rede”, registra a equipe responsável pelo estudo Informe de Mercado.

Divisão de conteúdo da Record TV, a líder em informação

record tv - conteúdo por categoria - ancine - estudo - informação

Apesar do crescimento em comparação a 2012, a Record TV dedicou mais tempo a conteúdo informativo em 2015. Mesmo diminuindo o tempo, emissora aparece na primeira posição da categoria.

O estudo completo da Ancine está disponível aqui.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner