TCC

Redescobrindo a terra da garoa: um retrato da cultura retrô

retrô

Redescobrindo a terra da garoa: um retrato da cultura retrô na cidade de São Paulo

O presente estudo teve como tema a cultura retrô. A pesquisa se guiou a partir do seguinte problema de pesquisa e respectivas hipóteses listadas a seguir: O retrô é uma forma de cultura e expressão ou um produto derivado da Indústria Cultural?

– Como uma forma de expressão cultural, o retrô apresenta mais um valor de revitalizar ideias e conceitos para uma nova era.

– Como produto derivado da Indústria Cultural, o retrô apresenta mais um valor de mercado agregado e trabalhado no conceito de nostalgia do que um movimento cultural.

– Como expressão cultural e produto mercadológico, é impossível desassociar o retrô um do outro no contexto mercadológico e social.

Os objetivos concebidos durante o projeto de pesquisa foram: compreender o público consumidor do retrô, em caráter social, cultural e econômico; salientar a presença do tema em locais, produtos e nos padrões comportamentais dos consumidores; e a criação de um portal jornalístico, o ‘Retrô à Paulista’.

Transmissão ao vivo Prêmio Comunique-se

Notícias Corporativas

TRANSMISSÃO PRÊMIO COMUNIQUE-SE 2017