CARREIRA JORNALISMO

Repórter do Futuro abre inscrições para curso de “Jornalismo e Direitos Humanos”

repórter do futuro - curso - direitos humanos
(Imagem: Divulgação)

Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que será realizado entre setembro e novembro pelo projeto Repórter do Futuro, em São Paulo.

O curso, promovido pela Conectas em parceria com a Oboré e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro e está voltado para estudantes universitários de jornalismo e outras áreas do conhecimento de todo o Brasil, que desejam seguir na profissão de jornalismo.

Os 20 alunos selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, que são realizadas sempre aos sábados, seguidas de produção de textos. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será do professor e jornalista André Deak.

Para inscrever-se, clique aqui.

O encontro de seleção será realizado às 9h do dia 26 de agosto, sábado, em local a definir. Além de assistir palestra introdutória sobre direitos humanos, os candidatos realizarão teste escrito. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 4 de setembro.

Nesta quarta edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, a possibilidade para reforma do atual modelo policial, o papel do Brasil na esfera internacional, violações provocadas por empresas e a busca pela regulação de armas no mundo.

Metodologia Repórter do Futuro

Os encontros semanais cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico do curso; uma hora de palestra com os especialistas; 40 minutos de entrevista coletiva; e, por fim, 30 minutos para balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Na sequência, os estudantes terão uma hora para redigir texto noticioso sobre o tema da palestra.

Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada a cada aluno.

Pacto de reembolso

A prova de seleção é gratuita e o curso tem valor de R$ 937 (um salário mínimo). A Oboré concede bolsa de 100% a todos os 20 estudantes selecionados mediante compromisso de: 1) participar de todos os encontros; 2) participar de ao menos um atendimento individual; 3) produzir todas as matérias semanais na sequência de cada encontro; 4) publicar ao menos uma das matérias em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.

No ato da inscrição, o aluno concorda em entregar cheque caução à Oboré, que será devolvido ao final do curso mediante o cumprimento integral dos requisitos acima. O não cumprimento de qualquer um dos requisitos implica no pagamento integral do curso. A metodologia do projeto Repórter do Futuro é resultado de experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária.

Programação

26 de agosto, 9h às 14h | Encontro de seleção

O que são direitos humanos e o que o jornalismo tem a ver com isso?

Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação da Conectas

4 de setembro | Anúncio dos selecionados

16 de setembro| 9h às 14h

Técnicas de reportagem e novas ferramentas para o jornalismo

André Deak, coordenador pedagógico do curso

23 de setembro| 9h às 14h

Financiamento público de grandes obras: regras para respeitar a vida e o meio ambiente

Caio Borges, coordenador de Empresas e Direitos Humanos

21 de outubro | 9h às 14h

País da impunidade!? Qual é a realidade do sistema prisional brasileiro?

Marcos Fuchs, diretor adjunto

28 de outubro | 9h às 14h

Precisamos falar sobre a polícia

Rafael Custódio, coordenador de Justiça

11 de novembro | 9h às 14h

Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?

Camila Asano, coordenadora de Política Externa

25 de novembro | 9h às 14h

Como armas brasileiras alimentam conflitos pelo mundo

Jefferson Nascimento, assessor de Política Externa

2 de dezembrio | 9h às 14h

Encerramento

Avaliação do curso e do desempenho dos alunos e entrega de certificados.

Leia mais…

Abraji homenageia os jornalistas Sérgio Gomes e Carlos Wagner

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017