TCC

Resistência dos Guarani Mbyá pela demarcação de terras em SP vira doc

mbyá - guarani

Em 2015, um grupo de estudantes de jornalismo decidiu produzir um documentário, como trabalho de conclusão de curso, que abordasse, de modo inédito, a luta e resistência dos Guarani Mbyá pela demarcação de terras das aldeias localizadas no bairro Jaraguá, zona noroeste da cidade de São Paulo.

O curta, de 30 minutos de duração, narra o início e traz alguns dos “personagens” da retomada do território em uma das cinco aldeias que estão próximas ao Parque Estadual do Jaraguá, o Pico do Jaraguá. Tekoa Itakupe, aldeia retomada, passou por reintegração de posse em 2015, ano em que o grupo de estudantes na época, formado por Thiago Carvalho, que assina a direção, Guilherme Queiroz, a produção e Taís Oliveira, o roteiro, gravaram o filme. “Foi um ano decisivo para os guarani moradores de Itakupe, o que fez do filme um instrumento importante de registro da luta e resistência indígena no Jaraguá, das aldeias da zona sul da cidade e para todos os povos indígenas do país”, afirma o diretor do curta.

Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guarani, título do curta-documentário, conta os principais acontecimentos desse ano na aldeia, mas chama atenção também para as demais na mesma região, onde das cinco aldeias de todo o território indígena Jaraguá, apenas uma delas, considerada e menor terra indígena do país, é demarcada pelo governo federal. “Apesar do filme ter a maior parte das cenas tomadas na aldeia Tekoa Itakupe, ele aborda o território indígena no Jaraguá como um todo. Pois é assim que o relatório da FUNAI, apresentado ao Ministério da Justiça reconhece: a extensão com todas as aldeias”, diz Thiago Carvalho.

Tema em discussão no Congresso

A PEC 215, que tem o objetivo de retirar do poder executivo e passar para o Congresso a tarefa de demarcação de terras indígenas do país, também foi discutida no filme. O projeto de lei é considerado pelos povos indígenas como uma ameaça aos seus direitos e uma violação da Constituição Federal.

Assista ao documentário sobre os Guarani Mbyá

O filme, que teve estreia em sala pública em dezembro de 2015 e já foi apresentado e debatido em outros eventos com a mesma temática, também está disponível no YouTube. Confira abaixo ou na página do filme no Facebook:

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino