Leandro Donatti

Redator, revisor e organizador de textos experiente (e a distância) Última atualização: 30 de agosto de 2017 (22 days ago)

Jornalista há mais de 25 anos, com experiência em redação de jornal, agência de notícias, assessoria de imprensa, comunicação corporativa e gestão de equipe. Atividades de repórter, revisor, articulista, colunista, chefe de redação, editor executivo, consultor, gestor de projeto, media training. Razão pela qual apura, produz, redige, revisa, rescreve e adapta textos sobre os mais diversos temas. Perfil profissional versátil e multitarefa, hoje com necessidade em atuar em sistema home-office, já que reside fora do Brasil.

Localização
Categoria
E-mail
leandrodonatti@hotmail.com
Contato telefônico
Data Nascimento
29/01/1971

Educação

Mestrado em Ciências Políticas @ Sorbonne Nouvelle - Université Paris 3
jul 2017 — Current
Início de um segundo mestrado, este em Ciências Políticas. A ideia é promover uma reflexão sobre a política brasileira e o seu impacto na América Latina. Esse mestrado é uma parceria com o IHEAL - Instituto de Altos Estudos da América Latina.
Graduação em Estudos Internacionais @ Sorbonne Nouvelle - Université Paris 3
set 2016 — jul 2017
Conclui uma licença francesa, o equivalente a uma faculdade brasileira, graças a equivalências curriculares dos cursos de jornalismo e direito cursados no Brasil. Todas as aulas foram em francês e as disciplinas do curso tiveram como foco a Europa e a América Latina.
Curso de Francês para Estrangeiros @ Université Lumière - Lyon 2
jan 2016 — jul 2016
Curso intensivo de seis meses em língua francesa, com foco na linguagem escrita e oral. Além de gramática e fonética, trabalhou-se ainda aspectos da cultura francesa como literatura, história, civilização e universo empresarial.
Mestrado em Jornalismo e Comunicação Social @ Universidad Europea del Atlántico/Funiber
fev 2015 — jul 2017
Mestrado profissional a distância realizado com universidade espanhola por meio da Fundação Iberoamericana (Funiber). Dissertação sobre o jornalista na era da internet, com sugestão de conteúdo para manual de orientação a profissionais e futuros profissionais.
Especialização em Relações Internacionais @ Casla - Casa Latino Americana
nov 2008 — mar 2010
Participação integral e cumprimento de todos os créditos do curso de pós-graduação em Relações Internacionais, sem entrega de dissertação como projeto final.
Graduação em Direito @ UFPR - Universidade Federal do Paraná
jan 1990 — dez 1994
Conclusão, após cinco anos, do curso de Direito na Universidade Federal do Paraná, com estágio na Defensoria Pública do Estado do Paraná. Obtenção, ao final do curso, de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR).
Graduação em Jornalismo @ PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
jan 1989 — dez 1992
Conclusão dos quatro anos do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Reconhecimento ao final, por meio da Medalha Marcelino Champagnat, concedida aos melhores alunos da graduação.

Experiência

Jornalista - assessor de imprensa, revisor, ghost writter, editor, consultor, gestor de contratos @ Sebrae/PR
ago 2008 — dez 2015
Como jornalista contratado da instituição de apoio às micro e pequenas empresas, atuei em várias frentes no ambiente corporativo: revisão de produtos de marketing e textos jornalísticos, edição de textos e revistas (dentre as quais a Soluções - Revista da Pequena Empresa no Paraná), pautas e reportagens, coordenação de agência de notícias, chefia de redação, consultoria em comunicação, media training, ghost writter, gestor de crises, gestor de contratos e licitações, dentre outras funções. No Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, não apenas desempenhei as atribuições de um jornalista, mas também de consultor em comunicação e gestor de relacionamento com a imprensa, compartilhando meu conhecimento com colegas de Sebrae/PR, empresários de micro e pequenas empresas, e também com a equipe de jornalistas a qual eu era responsável.
Jornalista - freelancer @ Freelancer
mar 2006 — jul 2008
Durante quase três anos, atuei como jornalista freelancer, fazendo inúmeros trabalhos de apuração, redação, revisão e edição de textos. Pela empresa CRCOM - Comunicação Empresarial, atuei como assessor de imprensa do Sebrae/PR, que, na época, trabalhava com uma empresa licitada de assessoria de imprensa, no caso a CRCOM. Além do Sebrae/PR, também prestei serviços para instituições de peso como a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), contribuindo para a elaboração do seu balanço de gestão em responsabilidade socioambiental.
Jornalista - assessor de imprensa @ Congresso Brasileiro
nov 2004 — mar 2006
Depois de um longo período em redações, parti para uma nova função, a de assessor de imprensa de um deputado federal. Nesse período, fiz a gestão de relacionamento entre o deputado e os veículos de comunicação (jornais, rádios, tevês, revistas e sites). Minha função principal, além de produzir conteúdos jornalísticos, era sugerir pautas para os meios de comunicação.
Jornalista - pauteiro, repórter, articulista, revisor, editor e chefe de redação @ Folha de Londrina
abr 1997 — nov 2004
Atuei como jornalista nas funções de pauteiro, repórter, articulista, revisor, editor e chefe de redação. Comecei como setorista em política, até ser convidado para comandar a sucursal do jornal em Curitiba. Estavam sob a minha liderança aproximadamente 40 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, diagramadores e funcionários do administrativo. Além de uma coluna diária de assuntos políticos, assinada por mim. Na Folha de Londrina, consegui mergulhar na prática profissional, na investigação jornalística. Os desafios eram muitos, sobretudo porque a concorrência, à época, era bastante acirrada. Éramos um jornal com sede em Londrina e uma sucursal na capital que precisava ser mais forte que os jornais instalados em Curitiba.
Jornalista - repórter @ O Estado do Paraná
mar 1994 — abr 1997
Atuei como jornalista na função de repórter, responsável por criar pautas e apurar informações sobre política. O segundo emprego no jornalismo serviu para eu me firmar como profissional, melhorar as técnicas de entrevista e redação. Assim como para aperfeiçoar o meu comportamento profissional, já que estava agora numa redação mais estruturada, com mais condições e clima para repercussão do meu trabalho. Em O Estado do Paraná comecei a desenvolver, por exemplo, conteúdos jornalísticas melhor acabados. As entregas passaram a ser mais densas, sobretudo porque trabalhávamos melhor os textos e os temas.
Jornalista - repórter @ Jornal Indústria e Comércio
mar 1993 — mar 1994
Pauta, apuração, redação, edição e revisão de textos jornalísticos para as editorias de agronegócio e política. Na função - meu primeiro emprego -, adquiri conhecimento prático sobretudo em técnicas de entrevista e apuração de notícias de forma assertiva, dinâmica, como pede a redação de um jornal. Também fui apresentado à profissão e ao seu dia a dia, uma vez que não havia feito estágios durante a faculdade de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Neste emprego, iniciei um trabalho de campo que me acompanhou nos anos seguintes.

Entre em contato com o candidato

Contact
Transmissão ao vivo Prêmio Comunique-se

Notícias Corporativas

TRANSMISSÃO PRÊMIO COMUNIQUE-SE 2017