JORNALISMO

Rodrigo Janot confirma presença em congresso de jornalismo

rodrigo janot - abraji - congresso de jornalismo investigativo

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, confirmou participação no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Ele estará na sessão especial “Desafios no combate à corrupção: a Operação Lava Jato”, marcada para sábado, 1º de julho, das 11h às 12h30.

No painel, Janot será entrevistado por Renata Lo Prete, da GloboNews. Ele deve falar de sua experiência com a Operação Lava Jato e de suas perspectivas sobre o combate à corrupção no Brasil a partir dela. Seus planos para o futuro após a saída da Procuradoria-Geral e a relação do órgão com a imprensa também prometem entrar no debate.

Como chefe do Ministério Público desde 2013, Rodrigo Janot teve atuação importante nas investigações da Lava Jato, iniciada em 2014. No ano passado, solicitou ao Supremo Tribunal (STF) a prisão de Renan Calheiros (PMDB-AL), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR) e José Sarney (PMDB-AP), sob suspeita de tentativa de obstrução das investigações. Em março deste ano, encaminhou ao STF, em um só dia, 83 inquéritos contra parlamentares e ministros do governo Temer – que ficaram conhecidos como a “Lista de Janot”.

Janot é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é procurador da República desde 1984. No MPF, desempenhou funções como de Procurador Regional, Subprocurador-Geral, Coordenador do Meio Ambiente e dos Direitos do Consumidor e Secretário Geral, entre outras. Foi presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) de 1995 a 1997 e três vezes conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público Federal. Em 1994, atuou como Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça. É especialista em direito comercial, do meio ambiente e consumidor, com especializações na UFMG e na Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento S. Anna, na Itália.

Rodrigo Janot e a Lava Jato no Congresso

Neste ano, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo oferece quatro painéis sobre a Operação Lava Jato além da sessão com Rodrigo Janot.

Na quinta-feira, 29 de junho, das 14h às 15h30, o delegado federal e ex-integrante da operação Marcio Anselmo será entrevistado por um jornalista. Na sexta, das 14h às 15h30, os repórteres Breno Pires e Bela Megale, do Estadão e da Folha de S.Paulo, contam bastidores de histórias da Lava Jato no painel “Sigilo de investigações e furos do caso Odebrecht”.

A Abraji entrevistou os jornalistas sobre suas experiências na cobertura da operação, junto com com o repórter Guilherme Amado, d’O Globo. Ele falará da apuração da delação da JBS no painel “‘Não renunciarei!’: o furo da delação da JBS”, que será realizado no sábado, das 14h às 15h30. A mediação será da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews.

Para quem pretende se aprofundar no assunto e conhecer os detalhes da operação na prática, no sábado ainda será realizado o curso “Como acessar processos da Lava Jato no site da Justiça”. A jornalista Christianne Machiavelli, que faz parte da equipe de comunicação social da Justiça Federal do Paraná, ensinará os participantes a navegarem no sistema de processos digitais no site da Justiça — a fim de localizar documentos relativos à Lava Jato.

O 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será realizado de 29 de junho a 1º de julho na Universidade Anhembi Morumbi, unidade Vila Olímpia, em São Paulo. Com mais de 60 painéis e oficinas, o evento dura das 9h às 17h30 nos três dias. As inscrições estão abertas até 26 de junho e podem ser feitas em congresso.abraji.org.br.

12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Universidade Anhembi Morumbi
Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP
29 de junho a 1º de julho de 2017
Inscrições até 26 de junho em congresso.abraji.org.br

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino