JORNALISMO

SBT acompanha batalha entre exército e Estado Islâmico no Iraque

sbt - exército - iraque- estado islâmico
O repórter Sérgio Utsch durante ação do exército iraquiano (Imagem: Divulgação/SBT)

O jornalismo do Sistema Brasileiro de Televisão acompanhou de perto um dos conflitos entre as forças armadas do Iraque e o grupo terrorista que se denomina como Estado Islâmico. Sérgio Utsch e Louis Blair, respectivamente repórter e cinegrafista da emissora de TV brasileira, estiveram presentes ao lado do exército iraquiano para cobrir a “batalha histórica por Mossul”. O resultado da cobertura internacional será exibido a partir desta quarta-feira, 3, no SBT Brasil.

Mossul é a terceira maior cidade do Iraque e está no centro da disputa entre o governo do país e o Estado Islâmico. De acordo com a análise do canal brasileiro, os terroristas estão prestes a serem expulsos da região. Visão que combina com o comentário público feito pelo chefe do Estado-Maior do Iraque,  Othman Ghanim, na última semana. Segundo o comandante, as forças armadas locais vão retomar Mossul por completo ao decorrer das próximas semanas.

Antes de começar a exibir o conteúdo produzido por  Sérgio Utsch e Louis Blair diretamente da linha de frente da batalha pelo poder da cidade iraquiana, a equipe de comunicação do SBT destaca que foi a única TV brasileira a enviar jornalistas próprios para a cobertura do conflito – e que a mesma ação ocorreu durante confrontos na Síria, em 2014. Há três anos, Utsch esteve presente na chamada “Batalha de Kobane”, região de fronteira entre Síria e Turquia.

A dupla formada pelo repórter Sérgio Utsch e o cinegrafista Louis Blair foi além de presenciar a batalha entre exército do Iraque e o Estado Islâmico. O SBT informa que os jornalistas foram à região do Curdistão Iraquiano, reconhecida como a parte mais segura do país do Oriente Médio, onde “parte da segurança é feita por um batalhão de mulheres”. Os enviados especiais da emissora brasileira ainda passaram por cidades “cobertas de minas e uma rede de túneis construída pelo Estado Islâmico”.

Sérgio Utsch, profissional que normalmente atua como correspondente do SBT na Europa, adianta que o especial a ser exibido na televisão mostrará histórias de pessoas por trás do noticiário bélico. “Essa guerra tem muitos lados e muitas caras. E é muito difícil de explicar. Optamos por humanizar as histórias e trazer para a audiência brasileira uma visão brasileira do que acontece no Iraque, diferente do que é fornecido pelas grandes agências internacionais”, comenta o jornalista.

sbt - exército - iraque- estado islâmico - matéria
Equipe do SBT acompanhou batalha e contou histórias do povo do “Curdistão” iraquiano (Imagem: Divulgação/SBT)

SBT e batalha exército do Iraque X Estado Islâmico em 360 graus

O SBT informa que o conteúdo especial produzido em Mossul também será exibido [reprise] no ‘SBT Notícias’, telejornal exibido de madrugada. Além disso, a emissora já divulgou na internet o especial gravado em 360 graus. O material foi publicado na fan page do veículo de comunicação na manhã de terça-feira, 2, e já conta com mais 75 mil visualizações, 180 compartilhamentos e 215 reações. “A câmera especial permite ao internauta se sentir dentro da cobertura, acompanhando os repórteres nesses locais”, enfatiza o canal.

Assista ao vídeo em 360 graus

Iraque 360º

O correspondente Sérgio Utsch, em parceria com Louis Blair, está cobrindo a Batalha de Mossul, cidade onde foi fundado o Estado Islâmico. O material foi gravado com uma câmera 360º, que permite que você veja tudo o que está em volta. Basta clicar e escolher algum ângulo. Você pode assistir à cobertura sobre a guerra a partir desta quarta-feira (3).

Publicado por SBT Brasil em Terça, 2 de maio de 2017

 

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduando em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017