JORNALISMO

SBT tira telejornais do ar, mas terá madrugada 100% noticiosa em nova programação

Apresentado por Dudu Camargo, 'Primeiro Impacto' será extinto (Imagem: Reprodução/SBT)

‘Primeiro Impacto’ e ‘Jornal do SBT’. Dois produtos jornalísticos da emissora controlada por Silvio Santos que terão suas últimas edições exibidas na sexta-feira, 30. A retirada das produções do ar foi confirmada pela direção do canal nesta quarta, 28, em comunicado enviado à imprensa. Apesar das baixas, a empresa de mídia informa que, com os processos visando a grade do início de 2017, terá a faixa da madrugada dedicada exclusivamente ao núcleo informativo, com a ampliação do ‘SBT Notícias’.

A partir de 2 de janeiro, o conteúdo jornalístico diário do SBT começará logo após o ‘The Noite’, programa apresentado por Danilo Gentili que normalmente acaba por volta da 1h30. Com a extinção do ‘Jornal do SBT’, que sucedia o talk show na programação, o ‘SBT Notícias’ começará mais cedo. Até então com média de 4 horas de duração, o noticiário que era produzido até às 6h passará a ter mais duas horas diárias. A ação acontece para que o “telespectador tenha informações ao vivo, de forma ininterrupta”, informa o comando do veículo de comunicação.

“Desta forma, a emissora consolida o modelo que começou a ser testado no segundo semestre de 2016 e que, desde então, vem crescendo paulatinamente por todas as madrugadas, inclusive de sábado para domingo, quando não há oferta de informação jornalística na TV aberta”, pontua a emissora no comunicado oficial. Com as movimentações relacionadas aos títulos noticiosos da casa, a direção da emissora, por meio de sua equipe de comunicação, informou à reportagem do Portal Comunique-se que a situação dos apresentadores será definida a partir da próxima semana.

O canal, contudo, já adiantou que Dudu Camargo, vulgo “Homem do Saco”, seguirá na telinha das 6h às 7h15 – como parte do ‘SBT Notícias’. Por outro lado, a emissora não fez menção às possíveis atividades a serem desenvolvidas por Hermano Henning, Analice Nicolau, Joyce Ribeiro e Karyn Bravo. Titular até o momento do noticiário madrugador, Cassius Zeilmann também não teve – por enquanto – o seu futuro na casa comentado pelos responsáveis por divulgar as alterações da grade.

Mudanças além do jornalismo
Programa voltado ao universo das celebridades, o ‘Fofocando’ deixará a grade vespertina – das 13h45 às 14h45 – para entrar no lugar do infantil ‘Mundo Disney’ – das 8h às 8h30. Atualmente descartado na programação diária do canal, o ‘Clube do Chaves’ estará de volta a partir da primeira semana de janeiro. A ideia da emissora será resgatar “os personagens mais marcantes de Roberto Bolaños”, como Chapolin Colorado, Chespirito e o garoto que dá nome à série que há décadas faz parte do conteúdo do veículo: Chaves.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 27 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduando em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017