ESPECIAIS JORNALISMO

SporTV prepara “delegação” para cobertura do Rio 2016

Equipe do SporTV se prepara para cobertura olímpica (Imagem: Tácila Rubbo)

No ano em que o Brasil vai sediar as Olimpíadas Rio 2016, o SporTV promete megacobertura durante o evento. A “delegação” do canal chega ao evento com 42 medalhas em seu time jornalístico, que farão conteúdo para 56 canais: 16 em TV fechada e 40 exclusivos para a web. Os detalhes do trabalho do veículo “campeão” foram discutidos durante a programação do Congresso ABTA, realizado nesta semana em São Paulo.

Diretor executivo da emissora, Raul Costa Jr. garante que os canais farão 100% de cobertura durante as competições realizadas no Rio de Janeiro. “Foram quatro anos de planejamento para a realização dessa megacobertura. Tivemos muitos desafios com os processos tecnológicos e trabalhamos em conjunto com as operadoras para a transmissão. Nunca na história de uma olimpíada houve 16 canais narrados ao mesmo tempo. Reconstruímos toda a área de tecnologia da Globosat para entregar o projeto”.

Durante a cobertura, os canais SporTV contarão com time de 110 comentaristas, 35 narradores e mais de 100 jornalistas, que atuarão nas transmissões. Um desses profissionais é o ex-jogador de vôlei e medalhista olímpico Nalbert. Ele fala sobre a ansiedade de participar de transmissão tão grande. “O atleta profissional vive ciclos olímpicos e isso exige muita preparação. Quando você vai para um evento tão importante como competidor, não acompanha praticamente nada do que está acontecendo fora da sua modalidade. Só entendi a dimensão de uma Olimpíada quando cobri a de Londres, em 2012”.

Para o narrador Luiz Carlos Jr., as Olimpíadas significam o momento de o profissional demonstrar sua versatilidade ao acompanhar as competições de diversas modalidades. “Para quem narra um evento como este, realizado em casa, é a ‘Disneylândia’ do esporte”.

Além das transmissões televisivas e via web, o SporTV anunciou que lançará aplicativo para os fãs do esporte. Na plataforma, o público poderá acompanhar competições ao vivo, gravar os jogos, ler notícias, conhecer os perfis dos atletas e criar notificações para não esquecer quando os times brasileiros de todas as modalidades entram em ação em busca do ouro.

*Com edição e supervisão de Nathália Carvalho.

SOBRE O AUTOR

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino