OPINIÃO

Startups: Um guia para estratégias de SEO

Lançar um site é um momento importante na vida de qualquer empreendedor. O problema é que somente abrir o endereço online não basta. É preciso conseguir levar o tráfego de usuários para ele, direcionar pessoas que possam converter em leads e clientes que validem sua mensagem, seu posicionamento no mercado, seu produto ou serviço.

Para isso é preciso pensar em estratégias de SEO. Embora muitos donos de startups já tenham ouvido falar disso, provavelmente muitos não sabem como começar a otimizar o site de sua empresa para as buscas. Por isso, reunimos aqui algumas dicas de startups que estão a todo o vapor no mercado.

“Quem gerencia uma empresa não deve demorar para começar a utilizar SEO, pois é uma parte do processo de crescimento. Da arquitetura do website até a otimização da página, tudo deve ser feito desde o lançamento do site, incluindo auditoria periódica. Embora, nossos estudos mostram que muitas empresas esquecem de fazer auditoria periódica. Problemas na arquitetura de um site não são comuns, mas pequenos erros em grande quantidade podem arriscar seu site” – Elena Terenteva, SEMrush product marketing manager.

Para garantir que site comece do jeito certo, é preciso iniciar as estratégias de SEO e as auditorias o mais cedo possível. Especialmente, devido ao fato do SEO demorar para começar a mostrar resultados palpáveis.

“Utilizar as técnicas de SEO no site Jurídico Certo foi fundamental para nosso crescimento, principalmente no nosso primeiro ano de vida, quando os recursos eram muito escassos e com isso não tínhamos verba suficiente para marketing digital. Atualmente o maior volume de nosso tráfego é totalmente orgânico proveniente dos sites de busca, fruto do trabalho que fizemos e que constantemente aprimoramos utilizando as técnicas para otimização”, Diego Ramos, CTO do Jurídico Certo

Dito isso, veja quais são os primeiros passos para a adoção de estratégias de SEO:

Por onde começar
Configurar o SEO certificará que o site está pronto para futuras otimizações. Algumas empresas utilizam essa técnica e vêem resultados rapidamente:

“Investir em SEO ajudou o Consulta do Bem a potencializar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica. Otimizamos o site visando fornecer aos visitantes as informações que eles estão procurando, realizamos melhorias de usabilidade, domínio e URLs amigáveis, entre outras técnicas aplicadas que em conjunto ajudaram em melhores resultados para a nossa estratégia de visibilidade online”, Marcus Vinicius Gimenes, CEO do Consulta do Bem.

Para seguir esse exemplo, a configuração de SEO no website deve incluir os seguintes pontos:
Definir a arquitetura do site – Uma boa arquitetura certificará que o Google vai encontrar todas as páginas cruciais do site em pouco tempo.

Otimizar meta tags em cada página – as duas meta tags, o título e a descrição estão entre os mais fortes fatores de rankeamento, influenciando a colocação do site nos resultados do Google.

Otimizar o conteúdo – escolha palavras-chave relevantes, inclua-as na cópia (ou ao menos suas variações semânticas), esteja de acordo com os critérios de otimização de conteúdo ditados pela área.

“O SEO é uma ferramenta importante para o Peixe Urbano, pois ajuda a atingir e a trazer usuários qualificados para o site, que conta com milhares de ofertas e oportunidades diferentes no ar simultaneamente. Além disso, é possível consolidar um histórico de evolução e de melhoria em níveis de performance da própria empresa e também de outros concorrentes, automatizando processos e reduzindo o trabalho manual. Em resumo, o SEO contribui para a estratégia da empresa que busca dia a dia otimizar os seus negócios, aumentar as vendas e melhorar a experiência de navegação do usuário na plataforma”, Vitor Velden, Diretor de Produto do Peixe Urbano.

Redes Sociais
Se você ainda não as têm, crie contas para sua startup nas redes sociais que a sua audiência frequenta. Ainda não se sabe ao certo como o Google utiliza os compartilhamentos sociais em seu ranking, mas eles admitem que plataformas como o Twitter e o LinkedIn têm papéis significativos nos resultados das estratégias de SEO.

Adicione mais conteúdo ao seu site

O conteúdo é um dos pilares do SEO hoje. Então, a regra é que você deve continuar criando novo conteúdo para expandir o número de palavras-chave relevantes com as quais o site poderá rankear.

Isso é tudo?

Não! A estratégia completa de SEO envolve muitos outros elementos, como pesquisa de palavras-chave, link-building para otimização da autoridade do domínio, criação de listings locais, e muito mais.

O certo é que:
“A grande vantagem do SEO é a visibilidade que isso traz para o negócio, impactando na quantidade de acessos, leads, branding e vários outros aspectos que, no final, se bem trabalhados, são revertidos em conversões”, Paulo Silveira, SEO da Alura

Enfim, é preciso construir estratégias de SEO desde o início do site para a construção de uma fundação sólida para que o futuro do trabalho de SEO tenha bons resultados.

Anna Lebedeva. PR Manager de SEMrush.

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino