JORNALISMO

Trinca de capas rende Oscar do Design para a revista Galileu

galileu-capas-premiadas

A revista Galileu foi premiada em com medalha de ouro pela 38ª seleção anual da Society for News Design (SND). A publicação conquistou o primeiro lugar na a categoria chamada Overall Design, pelo conjunto da obra de três diferentes capas. A organização internacional honra trabalhos visuais em publicações do mundo todo e é considerada por profissionais da área como o “Oscar” do design.

De acordo com os representantes da Galileu, para se inscrever na categoria da qual a revista foi vencedora, é necessário enviar capas de três edições sequenciais. Os profissionais da publicação explicam que as artes enviadas – que estamparam as edições de agosto, setembro e outubro de 2016 – foram escolhidas por serem diferentes entre si: uma tipográfica, uma fotográfica e a terceira feita com escultura.

Na capa de agosto, o tema era a ação da Polícia Militar durante manifestações. Com a pergunta “Você tem medo da polícia?”, a revista tinha objetivo de mostrar como o modo de operação da PM é uma herança direta da ditadura militar.

Em setembro o mote da capa estampada por um elefante de circo era “Qual é a graça?”. Na edição, a Galileu contou como circos, parques temáticos e zoológicos, aos poucos, estão repensando o seu papel como locais de entretenimento, mostrando acidentes e denúncias de maus-tratos a animais mantidos em cativeiro que chamam a atenção para práticas abusivas destes estabelecimentos.

A edição de outubro, a capa que compõe a trinca vencedora traz o tema “como você vê o Brasil?”. Para abordar o tema, a publicação convidou nove especialistas para escreverem sobre para onde o país vai (ou deveria ir) na política, na economia e nas manifestações sociais e espalhou pelas páginas o conjunto de opiniões conflitantes.

O anúncio do vencedor da categoria foi feito pela SND por meio de seu perfil oficial no Twitter. Contudo, o resultado da 38ª edição do concurso será divulgado no final de março.

 

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017