JORNALISMO

TV Brasil recorda os cem anos de João Saldanha

joão saldanha - tv brasil
Trajetória de João Santana será relembrada pela TV Brasil

Em homenagem ao centenário de João Saldanha, o programa No Mundo da Bola resgata histórias do saudoso jornalista, escritor e técnico de futebol neste domingo, 2 de julho, ao vivo, às 21h, na TV Brasil. Cronista esportivo renomado fora d nos gramados, ele foi o treinador que classificou a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1970, no México, onde o país conquistou o tricampeonato com o técnico Zagallo.

A mesa-redonda, conduzida por Sergio Du Bocage com comentários de Marcio Guedes, recebe o também jornalista Sergio Lobo Filho e o editor Cesar Oliveira no estúdio da emissora no Rio de Janeiro. De São Paulo, participa o repórter Rafael Esgrilis. O programa exibe um vídeo exclusivo gravado por Pelé sobre Saldanha.

O No Mundo da Bola também debate a final da Copa das Confederações, decisão que coloca Alemanha e Chile na disputa pelo título do torneiro teste para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Outro assunto em pauta são os resultados das partidas realizadas por equipes brasileiras na Copa Sulamericana e os primeiros confrontos da nova fase da Copa do Brasil. Os comentaristas repercutem ainda a rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro.

no mundo da bola - sergio du bocage - tv brasil - joão saldanha
Sergio Du Bocage comanda o No Mundo da Bola (Imagem: Divulgação/TV Brasil)

Homenagem a João Saldanha

Apelidado pelo ilustre cronista Nelson Rodrigues de João Sem-Medo, o lendário João Saldanha foi jogador de futebol do Botafogo, mas abandonou a carreira dentro das quatro linhas para se graduar em Jornalismo. Na imprensa, Saldanha se tornou referência e foi um dos principais nomes da crônica esportiva brasileira.

Já como treinador de futebol, o homenageado dirigiu o Botafogo no título estadual de 1957. Também foi técnico da seleção brasileira. Ele montou a equipe para as Eliminatórias e classificou o país para a Copa do Mundo de 1970. Saldanha foi afastado do comando da equipe canarinho poucos meses antes do início da competição internacional no México.

A pesquisa do programa No Mundo da Bola dessa semana que saber dos telespectadores e internautas quais atletas da seleção brasileira atual, comandada por Tite e liderada por Neymar, teriam vaga entre as feras de João Saldanha. O time treinado pelo jornalista reunia craques como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão e Pelé.

Durante o bate-papo esportivo, o escritor e editor Cesar Oliveira fala sobre o lançamento do livro “As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha” em tributo ao centenário do jornalista. O convidado organizou os textos do homenageado a partir de acervo das publicações entre 1960 e 1990, ano em que Saldanha faleceu, durante a cobertura da Copa do Mundo na Itália.

Serviço

No Mundo da Bola – domingo (2 de julho), às 21h00, na TV Brasil

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino