MAIS COMUNICAÇÃO

TV Brasil exibe nova temporada do ‘Estação Plural’

Os apresentadores do 'Estação Plural': Fefito, Ellen Oléria e Mel Gonçalves (Imagem: Helen Salomão)

Sob o comando do trio formado pelas cantoras Ellen Oléria e Mel Gonçalves e pelo jornalista Fernando Oliveira (Fefito), a nova temporada do programa ‘Estação Plural’ entra no ar nesta sexta-feira, 2, às 23h, na TV Brasil. O convidado de estreia da nova leva de edições inéditas é o cantor Edson Cordeiro. Radicado há dez anos na Alemanha, o artista está em turnê pelo Brasil com o show “Fado Tropical”.

A atração semanal traz um bate-papo descontraído sobre pautas relacionadas à diversidade e apresenta um novo olhar para a discussão de temas comportamentais que despertem o interessam do público.

A cada edição, o trio recebe um convidado especial no estúdio da emissora. A conversa contempla as questões do mundo LGBT e assuntos que estimulem a reflexão e a curiosidade do telespectador, a partir da ótica dos entrevistados e de Ellen, que é lésbica; Mel, que é transexual, e Fefito, que é gay.

O formato do ‘Estação Plural’ em sua segunda temporada destaca essas temáticas ao longo de todo o programa que é organizado em três blocos. Os apresentadores também saem às ruas e repercutem os conteúdos levantados na entrevista. Já no quadro da linguagem pajubá, os convidados tentam descobrir o significado de expressões do universo LGBT.

Além do músico paulista Edson Cordeiro, a segunda temporada do ‘Estação Plural’ recebe personalidades como a escritora Conceição Evaristo, as cantoras Anelis Assumpção e Linn da Quebrada, o cantor Supla e a jornalista Chris Flores.

No ar toda sexta-feira, às 23h, na TV Brasil, o programa tem reapresentações em horários alternativos da emissora durante a madrugada. O ‘Estação Plural’ também pode ser acompanhado nas ondas do rádio.

Pela Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHz, o ouvinte pode sintonizar o bate-papo às sextas, às 23h. A Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz apresenta o debate aos sábados, às 23h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz transmite a atração às sextas, às 21h.

Edson Cordeiro abre o verbo na estreia da temporada

O programa de estreia da segunda temporada do ‘Estação Plural’ recebe o versátil músico Edson Cordeiro, grande fenômeno vocal brasileiro. Na entrevista, ele compartilha conhecimentos e experiências com os apresentadores Ellen Oléria, Fernando Oliveira e Mel Gonçalves.

estação plural - tv brasil - edson cordeiro
O cantor Edson Cordeiro será o entrevistado da estreia da 2ª temporada do ‘Estação Plural’ (Imagem: Divulgação)

Durante o bate-papo no primeiro programa dessa nova fase do ‘Estação Plural’, Edson Cordeiro fala sobre a diferença de ser gay na Europa e na sua terra natal. O contratenor ainda recorda o início da carreira quando despontou no começo da década de 1990 com seu timbre marcante.

O artista ganhou os palcos e os corações não apenas dos brasileiros, mas também da Alemanha, país onde reside desde 2007. Casado com um escritor e ilustrador alemão, Edson usa sua voz também na luta contra a homofobia e defende a importância de usar essa visibilidade em prol dessa e de outras importantes causas.

“Microfone não é só para cantar. A gente tem que usar para falar sobre outras coisas também”, argumenta o músico em entrevista ao ‘Estação Plural’. O cantor se apresentou na primeira Parada LGBT de São Paulo, já participou das principais paradas da Europa e não se intimida quando o assunto é homossexualidade e discriminação.

Edson Cordeiro conta que já sofreu preconceito inúmeras vezes, antes e depois de ser famoso. “Eu prefiro ser chato – e a gente tem que ser o chato -, porque se a gente não insistir nesse assunto a gente não vai mudar”, afirma.

Os temas abordados no programa contemplam ainda as dificuldades enfrentadas pelos refugiados LGBT em outros países. Edson comenta sua relação com as religiões e como a comunidade LGBT lida com a situação já que muitos passam a ter a sua própria fé diante das empecilhos sofridos ao tentar fazer parte de um grupo religioso.

O cantor também reflete sobre memória afetiva no diálogo com o trio de apresentadores. No decorrer do papo, eles recordam quais são suas melhores e piores lembranças do passado.

No desafio Aurélia, quadro do ‘Estação Plural’ em que os convidados buscam descobrir o sentido de termos do universo LGBT, Edson Cordeiro tenta adivinhar o significado da palavra “munganga” na linguagem pajubá.

‘Estação Plural’ no ar

Estação Plural – sexta-feira (2), às 23h, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (2) para sábado (3), às 3h15, na TV Brasil
Estação Plural – sábado (3) para domingo (4), à 1h, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (2), às 23h, na Rádio Nacional FM de Brasília 96.1 MHz
Estação Plural – sábado (3), às 23h, na Rádio Nacional AM de Brasília 980 kHz
Estação Plural – sexta-feira (9), às 21h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800 kHz

SOBRE O AUTOR

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

2 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino