JORNALISMO

TV Globo investe pesado em novo prédio dedicado ao jornalismo

redação - jornalismo - tv globo - prédio
Parte da redação do novo prédio de jornalismo da TV Globo (Imagem: Reprodução/YouTube/Globo)

Apresentado aos telespectadores na noite de segunda-feira, 19, o novo cenário do ‘Jornal Nacional’ representa apenas parte do recente investimento da TV Globo em seu departamento de jornalismo no Rio de Janeiro. A emissora investiu pesado (o valor final gasto não foi divulgado) para construir um prédio que, a partir de agora, passa a abrigar as redações do ‘Bom Dia Brasil’, da editoria Rio e do próprio ‘JN’. Pensada para facilitar a integração entre veículos do grupo, a estrutura recém-inaugurada conta com a presença da equipe do portal G1 e com posto avançado dedicado à GloboNews.

O novo prédio do jornalismo da TV Globo começou a ser construído no final de 2014, estando localizado no complexo pertencente ao Grupo Globo no bairro carioca do Jardim Botânico. Sozinho, o edifício tem 3.405 m² de área construída. Além do novo estúdio do ‘Jornal Nacional’ e da integração com as redações da internet e da TV por assinatura, o ambiente abriga os times de operações e da News Source, agência audiovisual de notícias mantida pela emissora desde maio de 2014, fruto de parceria com a Associated Press (AP).

A nova sede do jornalismo da TV Globo no Rio de Janeiro foi planejada com diretores e engenheiros do canal pensando – e investindo – em soluções sustentáveis. A fachada possui revestimento de tela com propriedades térmicas que reduzem a incidência solar e, consequentemente, a temperatura interna de todo o prédio. Usada como área de convivência entre os mais de 100 jornalistas que trabalham no local, a cobertura, com muito verde, ajuda no isolamento térmico e, com iluminação em LED, auxilia na diminuição do gasto de energia elétrica – conforme endossa a equipe de comunicação da empresa midiática.

andré trigueiro - tv globo - jornalismo - prédio
André Trigueiro, mestre do jornalismo na categoria “sustentabilidade” do Prêmio Comunique-se, aprecia a cobertura da nova sede do jornalismo da TV Globo (Imagem: Reprodução/YouTube/Globo)

Ainda sobre a estrutura da nova “casa”, a TV Globo informa que um dos destaques diz respeito ao dia a dia de trabalho dos jornalistas. Trata-se da “sala de partida”, ambiente organizado para funcionar como departamento de apuração e monitoramento do que ocorre pelo Rio de Janeiro – mas que também promete auxiliar no abastecimento do ‘Jornal Nacional’ e do ‘Bom Dia Brasil’ com pautas sobre outros locais do Brasil e do mundo. Com video wall, o espaço permite, ainda, acompanhar em tempo real agências internacionais de notícias, canais de TV e as movimentações das equipes de reportagens baseadas na capital fluminense.

leilane - sala de partida - tv globo - jornalismo - prédio
Leilane Neubarth, da GloboNews, exibe a “sala de partida” da nova redação global (Imagem: Reprodução/YouTube/Globo

Compromisso com o jornalismo

Presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho inaugurou – oficialmente – a mais nova sede do jornalismo da principal emissora de TV do país em audiência na tarde de segunda, 19, horas antes de o ‘Jornal Nacional’ aparecer de cara nova para milhões de brasileiros. O executivo discursou em evento fechado aos profissionais da casa e reforçou que o investimento simboliza o protagonismo que a busca pela informação e a veracidade dos fatos têm dentro da emissora. “Nosso primeiro compromisso é com o jornalismo e é significativo que, no auge de um período crítico da vida nacional, estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo na Globo”, afirmou.

Jornalista por formação e atual diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder demonstrou sinergia de pensamento com Roberto Irineu Marinho. De acordo com ele, o conteúdo é o “valor maior” do trabalho desenvolvido pela emissora televisiva. “É ele que nos alimenta, nos dá força e é fundamental. Em qualquer horário, em qualquer programa ou telejornal, em qualquer mídia. Ao olhar para o futuro, a gente vê que o jornalismo de verdade é o que permanecerá e tenho certeza que juntos estamos construindo muito bem, com muita solidez, esse caminho”, declarou o diretor-geral que, anteriormente, foi responsável pela direção nacional de jornalismo do canal.

Jornalistas da TV Globo, da GloboNews e do G1 falam do novo prédio

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em "Jornalismo Digital" pela ESPM. Há oito anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário', 'Leitor-Articulista' e 'C-SE Acadêmico'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino