CARREIRA

Unesco lança concurso fotográfico sobre segurança de jornalistas

Mais de 100 jornalistas foram mortos no mundo em 2016 (Imagem: Divulgação Unesco/ Esther Vargas/Flickr (CC))

A Unesco abriu seleção para que fotógrafos profissionais enviem seus melhores registros sobre a situação de trabalho do jornalista. A ideia é que as imagens sejam compradas pela organização a fim de ilustrarem atividades e programas que contribuem com a segurança de jornalistas e a luta contra a impunidade.

O convite da Unesco aos fotógrafos explica que as imagens precisam mostrar o trabalho do jornalista em diferentes situações como profissionais internacionais e/ou locais cobrindo manifestações, julgamentos, grandes eventos públicos, investigações sobre corrupção; jornalistas cidadãos; jornalistas incorporados com a polícia ou com militares; jornalistas reportando em uma zona de conflito; jornalistas em veículos protegidos ou em frente a sedes de jornais com proteção; ou qualquer outro caso em que os jornalistas, incluindo mulheres repórteres, estejam trabalhando em situações delicadas.

Os interessados em participar da seletiva devem enviar no máximo 12 fotografias coloridas, com resolução mínima de 350 dpi, legenda em inglês ou francês indicando lugar/data/assunto do trabalho, além do preço de cada imagem. A Unesco informa que o concurso tem como objetivo ajudar a chamar atenção sobre as condições de trabalho dos jornalistas. “A segurança dos jornalistas e o combate à impunidade são elementos centrais para apoiar a liberdade de expressão e de imprensa. Em média, a cada cinco dias um jornalista é morto por trazer informação ao público. Nos últimos 10 anos, 827 jornalistas foram mortos de acordo com estatísticas da Unesco”, explica o texto de divulgação do concurso.

A data limite para enviar os trabalhos para a equipe da Unesco é 15 de abril, às 13h (horário de Brasília). As fotografias devem ser enviadas para Michelle Salomons no endereço de e-mail: m.salomons@unesco.org.

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017