OPINIÃO

Vale a pena investir em notícia boa – por Rinaldo de Oliveira

rinaldo oliveira - sónotíciaboa - notícia boa - artigo
O premiado jornalista Rinaldo Oliveira, que produziu artigo para o Portal Comunique-se em pleno Dia do Jornalista (Imagem: Divulgação)

Em tempos de violência, corrupção, assédios, preconceitos e crises ética, moral e financeira, quem está em alta é a notícia boa. Quem nunca ouviu alguém dizer que “não aguenta mais tanta notícia ruim”?

A notícia boa, que no passado era menosprezada, minimizada, chamada de “perfumaria” no jornalismo – usada para apresentadores darem “boa noite” e sorrir no final do telejornal – virou o jogo, caiu no gosto popular, subiu no pódio e acaba de receber um dos maiores prêmios das comunicações no Brasil.

O SóNotíciaBoa, portal que há mais de 5 anos se dedica a mostrar o que acontece de bom no Brasil e no mundo, recebeu o Prêmio CNBB de Comunicações 2017, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. A plataforma, produzida em Brasília, foi o escolhida na nova categoria “Portal, Sites e Blogs”, instituída este ano no prêmio.

O SóNotíciaBoa foi escolhido por acadêmicos de quatro universidades brasileiras – PUC Rio, PUC Goiás, Católica de Salvador e Católica de Brasília – e recebeu o troféu Dom Luciano Mendes de Almeida, em homenagem ao secretário e presidente da conferência, falecido em 27 de agosto de 2006.

A cerimônia de entrega foi na última sexta-feira, 31 de março, no Cineteatro Afipe, em Trindade, Goiás e será exibida no próximo dia 28 na TV pela Rede Vida e outras emissoras católicas brasileiras.

Papa pede notícia boa

Coincidentemente, o Papa Francisco gravou em outubro do ano passado com um pedido para que os jornalistas “deem notícias boas no exercício de suas profissões, que levem ao bem da humanidade e do mundo”. Reveja o vídeo:

O apelo faz parte do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017, que terá como tema notícia boa. É exatamente o que o SóNotíciaBoa vem fazendo diariamente desde agosto de 2011, apesar de não ter qualquer ligação religiosa.

O portal – criado para ser uma alternativa para o público, frente ao noticiário violento na grande mídia – tem como missão fazer jornalismo positivo para melhorar o dia das pessoas: inspirar, formar caráter, cidadãos melhores, criar uma geração de seres mais gentis, solidários e altruístas.

O Prêmio CNBB de Comunicações foi criado para “destacar as iniciativas que evidenciam valores humanos”. Receber este troféu é uma coroação do nosso trabalho e vem comprovar que eu não estava errado ao jogar para o alto 30 anos de jornalismo em rádio e TV para investir no meu sonho de fazer jornalismo positivo.

***** ***** ***** ***** *****

Rinaldo de Oliveira. Criador e diretor-geral do portal SóNotíciaBoa.com.br.

SOBRE O AUTOR

Foto de perfil de Leitor-Articulista

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

2 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

VOTAÇÃO PREMIO COMUNIQUE-SE 2017