10 motivos para jornalistas se renderem ao marketing digital

10 tópicos indicam que jornalistas devem abrir os olhos para o marketing digital. Confira a lista do professor-empreendedor Almir Rizzatto, articulista-parceiro do Comunique-se

Muitos jornalistas ainda torcem o nariz quando ouvem falar em marketing digital. E pior ainda quando o assunto é trabalhar com isso. Afinal, como dizem, “somos jornalistas”. Mas, nesta nova era da comunicação, é preciso ver o marketing digital como aliado, e não vilão.

A rejeição a qualquer outro setor que não seja o jornalismo nos acompanha desde os primórdios. Na minha época de faculdade, por exemplo, tínhamos uma rixa com o pessoal de publicidade, de marketing, de relações públicas… Havia mais sintonia com os graduandos de engenharia do que com as classes de comunicação. Os tempos mudaram. E nós evoluímos. Ou pelo menos deveríamos.

Hoje, com tantas mudanças na nossa forma de atuar, somos mais “profissionais de comunicação” do que propriamente “jornalistas”. Isso não é demérito ou desvalorização da nossa profissão. É apenas um processo de mutação. Exatamente como vem ocorrendo em várias outras carreiras. E olha que, pelo fato de sermos cerebrais e criativos, ainda sobrevivemos em meio a esse mundo tecnológico. O que falar das profissões que já perderam espaço para as máquinas?

A ideia deste artigo é justamente mostrar que, diferentemente do que talvez você pense, o marketing Digital pode ser a nossa salvação.

Confiram 10 razões, colegas jornalistas:

1) No marketing digital, conteúdo é rei. E isso vale para produção de conteúdo com técnicas de SEO, gestão de redes sociais, criação de e-books… E quem melhor faz conteúdo do que nós, jornalistas?

2) Conhecimento em marketing digital já é uma habilidade MUITO exigida pelas agências (e, agora, até pelos veículos) de comunicação. Você deve ter reparado isso nas vagas de emprego…

3) Escrever com as técnicas de SEO pode fazer um conteúdo na web ser eterno. Um artigo escrito há anos pode, tranquilamente, ser o mais acessado de hoje. E isso é sensacional!

4) Dá para fazer jornalismo (sim!) em meio a esse boom do marketing digital. É só saber usar bem a tecnologia a nosso favor e deixar de lado o preconceito.

5) Veículos de comunicação hoje buscam, cada vez mais, por influenciadores. As fontes agora são profissionais que estão em alta nas redes sociais e no YouTube. E esses influenciadores precisam de ajuda profissional.

“Dá para fazer jornalismo (sim!) em meio a esse boom do marketing digital. É só saber usar bem a tecnologia a nosso favor e deixar de lado o preconceito”

6) Muitos clientes não se contentam mais com o resultado de assessoria de imprensa. Eles querem ver suas redes sociais bombarem, a audiência do site aumentar, sem falar na geração de leads (potenciais clientes) e no aumento das mais vendas. Precisamos ir (muito!) além da assessoria.

7) Graças ao marketing digital, novas possibilidades de atuação surgiram para os jornalistas. Quem está preparado já vem colhendo…

8) Com todo o mercado necessitando de serviços de comunicação digital, o empreendedorismo é um caminho sensacional para o jornalista. Hoje, toda empresa que surge já nasce precisando de alguém para fazer redes sociais, produzir conteúdo…

9) Se o espaço para fazer “jornalismo raiz” é cada vez mais escasso, o marketing digital vive momento oposto e não para de crescer.

10) Se hoje já se fala tanto em Marketing Digital, imagine como será daqui a alguns anos… Não há escolha. Nós, jornalistas, precisamos nos adaptar e nos reinventar.

Leia mais:

Próximas turmas dos cursos “Marketing Digital para jornalistas” e “SEO para jornalistas”

Curso online em breve! Cadastre-se para ter benefícios no lançamento

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

11 horas ago

Arduino® expande sua presença no Brasil com a Mixtou

Nova parceria busca ampliar o acesso dos kits e microcontroladores da Arduino®, promovendo a inovação…

11 horas ago

Inclusão de IA em MBAs capacita profissionais para carreiras do futuro

Segundo pesquisa, 72% das empresas já adotaram o uso de Inteligência Artificial

11 horas ago

Saneamento básico atual compromete o futuro, aponta estudo

Vida precária condena crianças à falta de perspectiva, alerta o empresário Francisco Carlos Jorge Colnaghi

11 horas ago

Turismo no Rio de Janeiro apresenta forte crescimento

O Rio de Janeiro vive um boom no turismo internacional, com recordes de visitantes em…

11 horas ago

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

11 horas ago