Muitos jornalistas ainda torcem o nariz quando ouvem falar em marketing digital. E pior ainda quando o assunto é trabalhar com isso. Afinal, como dizem, “somos jornalistas”. Mas, nesta nova era da comunicação, é preciso ver o marketing digital como aliado, e não vilão.
A rejeição a qualquer outro setor que não seja o jornalismo nos acompanha desde os primórdios. Na minha época de faculdade, por exemplo, tínhamos uma rixa com o pessoal de publicidade, de marketing, de relações públicas… Havia mais sintonia com os graduandos de engenharia do que com as classes de comunicação. Os tempos mudaram. E nós evoluímos. Ou pelo menos deveríamos.
Hoje, com tantas mudanças na nossa forma de atuar, somos mais “profissionais de comunicação” do que propriamente “jornalistas”. Isso não é demérito ou desvalorização da nossa profissão. É apenas um processo de mutação. Exatamente como vem ocorrendo em várias outras carreiras. E olha que, pelo fato de sermos cerebrais e criativos, ainda sobrevivemos em meio a esse mundo tecnológico. O que falar das profissões que já perderam espaço para as máquinas?
A ideia deste artigo é justamente mostrar que, diferentemente do que talvez você pense, o marketing Digital pode ser a nossa salvação.
1) No marketing digital, conteúdo é rei. E isso vale para produção de conteúdo com técnicas de SEO, gestão de redes sociais, criação de e-books… E quem melhor faz conteúdo do que nós, jornalistas?
2) Conhecimento em marketing digital já é uma habilidade MUITO exigida pelas agências (e, agora, até pelos veículos) de comunicação. Você deve ter reparado isso nas vagas de emprego…
3) Escrever com as técnicas de SEO pode fazer um conteúdo na web ser eterno. Um artigo escrito há anos pode, tranquilamente, ser o mais acessado de hoje. E isso é sensacional!
4) Dá para fazer jornalismo (sim!) em meio a esse boom do marketing digital. É só saber usar bem a tecnologia a nosso favor e deixar de lado o preconceito.
5) Veículos de comunicação hoje buscam, cada vez mais, por influenciadores. As fontes agora são profissionais que estão em alta nas redes sociais e no YouTube. E esses influenciadores precisam de ajuda profissional.
6) Muitos clientes não se contentam mais com o resultado de assessoria de imprensa. Eles querem ver suas redes sociais bombarem, a audiência do site aumentar, sem falar na geração de leads (potenciais clientes) e no aumento das mais vendas. Precisamos ir (muito!) além da assessoria.
7) Graças ao marketing digital, novas possibilidades de atuação surgiram para os jornalistas. Quem está preparado já vem colhendo…
8) Com todo o mercado necessitando de serviços de comunicação digital, o empreendedorismo é um caminho sensacional para o jornalista. Hoje, toda empresa que surge já nasce precisando de alguém para fazer redes sociais, produzir conteúdo…
9) Se o espaço para fazer “jornalismo raiz” é cada vez mais escasso, o marketing digital vive momento oposto e não para de crescer.
10) Se hoje já se fala tanto em Marketing Digital, imagine como será daqui a alguns anos… Não há escolha. Nós, jornalistas, precisamos nos adaptar e nos reinventar.
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