10 passos para uma comunicação digital de sucesso

A Comunicação Digital surgiu como um novo horizonte nas estratégias de divulgação das empresas e hoje é imprescindível para qualquer negócio que pretende crescer e se consolidar.

Apesar de ser considerado relativamente mais barato que a comunicação tradicional, é preciso estar atento a todos os detalhes de sua estratégia digital para não cometer equívocos e consequentemente não ter o retorno esperado. Por isso, é necessário seguir alguns passos básicos:

 

  1. Entenda o seu negócio: Isso é algo que pode parecer óbvio para a maioria dos empresários e empreendedores, mas infelizmente não é. Quando falamos em entender o sue negócio, não estamos falando sobre qual é o produto que você vende ou serviço que você presta, mas qual a SOLUÇÂO que você oferece para o consumidor. Um exemplo clássico que podemos citar aqui é a Kopenhagen, o negócio deles não é apenas vender chocolates, mas sim presentes.
  2. Conheça seu público: No ambiente digital sua mensagem pode chegar a qualquer lugar e para qualquer pessoa, entretanto, não é todo mundo que tem potencial para torna-se seu cliente. Por isso, é importante ter muito claro as principais características e hábitos do público que quer atingir. Com esses dados em mãos você consegue criar conteúdos segmentados, além de restringir seu investimento às plataformas em que ele realmente está, pois de nada adianta tentar vender para o público feminino em um ambiente que seja frequentado prioritariamente pelo público masculino, por exemplo.
  3. Planejamento: O Planejamento é praticamente o primeiro passo para o sucesso das suas ações de marketing digital. Sem planejamento é impossível encontrar o direcionamento adequado. É preciso estabelecer objetivos claros e estipular metas que estejam de acordo com seu negócio.
  4. Relacionamento: Relacionamento é a palavra chave da comunicação digital. Se relacionar com o consumidor é fundamental, até porque é isso que ele espera ao começar a ‘seguir’ e acompanhar uma marca na internet. Portanto, esteja disposta para troca. Queira saber a opinião de seu prospect e esteja disposto não só a ouvir, mas em analisar todas as possibilidades e possivelmente implementar ações sugeridas por eles.
  5. Site: Apesar das inúmeras plataformas disponíveis o site ainda continua sendo fundamental, sendo o seu cartão de visitas na internet, pois é lá que estará a descrição básica de seu negócio e quais as soluções oferecidas, sendo muitas vezes o primeiro contato do público com a marca. Um item muito importante atualmente é manter uma aba de ‘blog’ para poder oferecer conteúdo que atraia clientes e prospects.
  6. E-mail Marketing: Invariavelmente, o consumidor não entra constantemente em um site, por isso, utilizar o e-mail marketing é um modo de lembrar e avisar a sua lista de contatos sempre que houver novidades e conteúdo novo que pode ser útil a eles.
  7. Mídias sociais: O que não falta atualmente são opções de redes sociais para se trabalhar, por isso, é importante ter bem definido seus objetivos em cada uma das ações, muitas vezes uma rede social pode não necessariamente gerar vendas diretas, mas seja importante trabalha-la devido à construção da marca e o relacionamento com o público. Outro item que afeta diretamente a questão das mídias sociais é o público, sua marca não precisa estar presente em todas as plataformas existentes, mas é necessário que esteja onde seu público alvo está.
  8. Conteúdo de qualidade: Tudo na internet gira na base do conteúdo, no entanto, só se destacam aqueles que oferecem conteúdo útil e de qualidade aos consumidores. As pessoas passam horas na rede procurando e consumindo conteúdo, no entanto, muita gente dissemina apenas mais do mesmo e na internet conteúdo replicado não gera destaque e engajamento. É preciso inovar e oferecer sempre algo a mais, a fim de atrair o público.
  9. Google AdWords: Cerca de 93% das experiências online começam por meio de um mecanismo de busca. Há duas formas de se trabalhar a presença de sua empresa entre os primeiros resultados, uma delas é a questão de se trabalhar a otimização do conteúdo produzido e a outra é o Google AdWords, onde o investimento pode ser direcionado para um público com características especificas, assim como para locais ou horários que possam ter maior relevância para o seu negócio.
  10. Mensuração de Resultados: É importantíssimo testar constantemente as estratégias utilizadas em sua Comunicação Digital, aliás, uma das grandes vantagens desse investimento é a agilidade em se obter os dados das ações realizadas, podendo ser corrigidas possíveis falhas o mais breve possível. É fundamental estabelecer métricas compatíveis com cada plataforma e objetivos desejados para garantir uma campanha de marketing digital eficaz para seu negócio.

Natalia Fernandes. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. MBA em Controladoria e Finanças. Curso de curta duração em Empreendedorismo para Pequenos Negócios. Sócia Proprietária na Agência Zaru Comunicação.

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