Rio de Janeiro, RJ 26/1/2017 – A escola deve ser o útero gerador do homem civilizado, se não cumpre esse papel, o está condenando à crença, ao vício, ao crime, à miséria e à subserviência
Em poucas palavras, definir pedagogia, seria dizer que é o estudo dos métodos de ensino e em sua etimologia, a formação de crianças. Para o filósofo Frederico Rochaferreira, essa definição aparentemente simples, esconde um complexo sistema contido dentro de uma filosofia da educação, cujo objetivo é o desenvolvimento humano e as habilidades teóricas e práticas do cidadão desde a infância, para benefício da sociedade.
Em “A Razão Filosófica”, o estudioso aborda o precário sistema de ensino e educação do Brasil, onde examina as falhas e propõe soluções. No capítulo, “A pedagogia perfeita” o filósofo discorre em 23 páginas, a sua teoria, segundo a qual, a formação de homens e mulheres de alto nível, passa, não só pela aquisição do conhecimento, mas também pelo valor do conhecimento e pela aquisição de valores humanos:
“__ O objetivo do ensino é a aquisição do conjunto; conhecimento e valor, que se absorvido pelos estudantes, os farão competentes na área do conhecimento que escolherem e assim, podemos supor que prontos estariam para direcioná-lo a um fim, todavia, ainda não seremos capazes de afirmar que todos aqueles que deixam as escolas técnicas ou as universidades estarão, aptos a fazê-lo condignamente. O que permitirá que os estudantes de hoje e profissionais de amanhã, não sejam divorciados de si mesmos como cidadãos éticos, onde, suas condutas pessoais e profissionais sejam mais propensas a motivos de orgulho do que de vergonha, são os valores humanos adquiridos nos ciclos de sua educação.”
O filósofo diz que, em sociedades pouco desenvolvidas, os educadores têm um papel fundamental na transmissão de valores probos, não só complementando as orientações do lar, mas em muitos momentos, sendo a única fonte segura na transmissão desses valores. Quanto a aplicação de uma determinada metodologia de ensino, enfatiza que mesmo o melhor dos métodos será falho, se falha o educador em sua missão de ensinar:
“__ A escola deve ser o útero gerador do homem civilizado, se não cumpre esse papel, o está condenando à crença, ao vício, ao crime, à miséria e à subserviência. O professor deve ser elevado a educador e o educador deve ser o mestre perfeito, aquele que faz o método que pretende eficiente, ser eficiente. Se o mestre ignorar a observância do mais perfeito dos métodos, o tornará falho, o ensino será falho e os resultados serão falhos, uma vez que falha o educador em seu papel metafisico de ensinar e de educar. Quando Montessori diz que a educação precisa se desenvolver com base na evolução da criança e não ao contrário, digo que educação e evolução não podem ser uma via de mão única e nunca seguir por bases fixas, impõe essa necessidade a diversidade cultural, econômica e de costumes que caracteriza cada sociedade, esses são fatores reais que interferem diretamente nessa questão e que é preciso considerar quando se pensa em educação de qualidade em sociedades desiguais.”
O filósofo também chama a atenção para a importância da aquisição dos valores das disciplinas. Diz que o aluno deve ir além do entendimento vulgar, da assimilação de ideias, é necessário que compreenda de fato as questões estudadas e o educador não pode fugir a essa responsabilidade.
“__ O hábito estabelecido de seguir a superficialidade dos livros didáticos, sem se ocupar do valor de cada disciplina, precisa ser revisto, porque alija os alunos de pensar, de raciocinar e de criar, fixando, em suas mentes, fórmulas e conceitos prontos, sem se preocupar com o “como” e os “porquês”. Ousar um ensino de qualidade significa mudar hábitos, transformar informações de conhecimento em conhecimento de fato, aplicando a experiência prática e a prática teórica em cada disciplina. Na classificação das ciências, aquelas em que cabem experimentos práticos, deverão as práticas complementar a teoria em todos os níveis, em todas as disciplinas e a prática teórica, essa é a experiência que dará vida à matéria através da representação projetada na discussão, no diálogo, no interrogatório e na reflexão, fazendo do homem um ser pensante e criador.”
Para Frederico Rochaferreira, o valor do conhecimento é o espírito do conhecimento e o motor que impulsiona o desenvolvimento das sociedades. Aquele ou aquela que em sua formação não absorveu o espírito das disciplinas, possuirá um conhecimento aparente e será um profissional medíocre, se a prática se estende a toda uma sociedade, o resultado é uma sociedade medíocre.
“__ Quando falamos do valor do conhecimento; estamos refletindo uma filosofia do ensino, um sistema de fazer pensar. Vejamos a química, por exemplo: Ela está diante de nossos olhos e a pergunta a ser feita é: Por que a química é importante? O ensino dessa disciplina, assim como de todas as outras, requer essa pergunta, como a primeira a ser feita em sala de aula. Ora, a química é importante por que tudo se origina dos elementos químicos, ela está desde a cozinha até o cosmos. Mas, se o cosmos está longe de nós, voltemos ao cotidiano para investigar e compreender a importância e a necessidade da água potável, as mudanças climáticas, a energia de combustíveis fósseis, a energia solar para automóveis e casas, os fertilizantes químicos na produção de alimentos, o valor nutricional dos alimentos, enfim, exemplos de uma visão macroscópica da realidade atual, da interação natureza, homem e sociedade, que por sua vez são resultados de interações a nível atômico, de ligações químicas, portanto, a esse nível, os exemplos em sala de aula não podem faltar, incluindo as práticas laboratoriais, esse é o conhecimento, aquele, o valor do conhecimento. Acredito que a união do conhecimento e do valor correspondente seja o fator fundamental para transformar uma ciência reservada a poucos em uma ciência popular, tornando-a abrangente e atraente, porque embasa o ensino nas atividades da vida diária, em situações sociais que permite ao aluno, no mínimo, ter ante os olhos e apreciar; a importância dessa ciência como parte indissolúvel de sua existência”, finaliza.
Website: http://www.sitefilosofico.com/frederico-rochaferreira
Uma pesquisa divulgada pela Sprout Social revelou que 49% daqueles que compram no e-commerce levam…
Estudo também aponta que número de inscritos é o principal fator para aumentar a confiança…
A empresa de automação ABB vai integrar um projeto de extração mineral em desenvolvimento na…
Empresa assina acordo com Vulcan Energy Resources para implantar usina geotérmica de eletricidade integrada à…
No fim de 2023, a WeClever foi reconhecida internacionalmente como destaque na categoria “IA para…
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio de sua Câmara Temática…