São Paulo, SP 24/8/2021 – Os alunos dos CIEJAs, especialmente de Sapopemba, na Zona Leste de SP, nos procuraram com essa reivindicação, que consideramos mais do que justa
Prefeito Ricardo Nunes sancionou projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Nascimento que atende a uma antiga reivindicação dos alunos
O Prefeito Ricardo Nunes sancionou nesta última sexta-feira, dia 20, o projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Nascimento (PSC), o PL 576/20, que autoriza o Executivo Municipal a oferecer vagas do ensino médio nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs). “Os alunos dos CIEJAs, especialmente de Sapopemba, na Zona Leste de SP, nos procuraram com essa reivindicação, que consideramos mais do que justa. Trata-se de uma evolução fundamental, afinal um centro integrado que se propõe a contribuir para educação de jovens e adultos não pode ser incompleto, tem que oferecer todos os ciclos”, comentou o vereador.
A expectativa é que as matrículas para o ensino médio nos CIEJAs comecem a ser ofertadas em 2022, mas isso dependerá de decisão do poder executivo. De acordo com o projeto, caberá à Secretaria Municipal da Educação editar normas e procedimentos para o cumprimento da lei. Outra especificação é que somente os alunos que cursaram o ensino Fundamental II nos CIEJAs terão direito a cursar o médio nestes centros.
De acordo com pesquisa do PNAD/IBGE, em 2019, mais da metade dos adultos do país (51,2% ou 69,5 milhões) não concluíram o ensino médio. A pesquisa divulgou também dados sobre abandono escolar. Os resultados mostraram que a passagem do ensino fundamental para o médio acentua a evasão escolar: 8,1% dos jovens de 14 anos abandonam a escola. Esse número salta para 14,1% aos 15 anos e para 18% aos 19 anos. Entre os principais motivos para a evasão estão: a necessidade de trabalhar (39,1%) e a falta de interesse (29,2%). Entre as mulheres, destaca-se ainda gravidez (23,8%) e afazeres domésticos (11,5%).
“Metade dos adultos do país não concluíram o ensino médio; é um índice altíssimo. É nosso dever prestar serviços adequados, que atendam às necessidades da população e que fechem essas brechas. O CIEJA tem este propósito: oferecer condições para que os adultos que abandonaram a escola por qualquer motivo que seja retornem e completem seus estudos, de fato. Esse objetivo deve ser preservado e aperfeiçoado”, concluiu o vereador.
Website: http://www.vereadorgilbertonascimento.com.br
Case da Massimo Consulting reduziu em 60% o tempo de processamento de pedidos
A Let’s Go Wine, empresa especializada em enoturismo e fundada por Elisa Wozniak e Farley…
A LambdaTest anuncia melhorias no mecanismo de IA visual SmartUI, que usa IA avançada para…
Uma solução segura e minimamente invasiva para tratar varizes, segundo especialista
A enfermeira Maria Victoria Juan, das Filipinas, consultora dos Serviços de Saúde do Exército das…
Gráfica GIV Online aponta o aumento na produção de cadernos, agendas, lápis, canetas esferográficas, marca…