Categories: noticias-corporativas

Pesquisa aponta quais os desafios e tendências do setor de leis de incentivo fiscal em 2021

Florianópolis/SC 17/9/2021 –

Análise ajuda a gerar inovação e garantir a sobrevivência das instituições a longo prazo

As organizações que atuam com as leis de incentivo fiscal enfrentam diversos desafios. Recentemente, a fim de compreender tais desafios e quais são as tendências do setor de leis de incentivo fiscal, a Incentiv.me, startup de inovação tributária, em parceria com pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, realizou uma pesquisa com proponentes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Por meio dessa pesquisa, foi possível identificar as principais dificuldades encontradas pelas instituições acerca do ecossistema das leis de incentivo fiscal, as quais são: burocracia, falta de clareza no processo de elaboração de projetos e desconhecimento referente às leis.

Devido a estas principais dificuldades, as instituições, que atuam em causas de cultura, educação, infância, adolescência, esporte e idoso, acabam não conseguindo explorar o ecossistema em sua totalidade. Por mais que consigam diversificar as áreas de atuação, muitas instituições se limitam apenas às leis federais. Na pesquisa, foi possível notar que apenas 27% dos proponentes utilizam leis estaduais ou municipais.

Outros desafios apontados pelos proponentes foram a falta de conhecimento da sociedade referente à possível destinação de seus impostos, dependência de órgãos públicos para acesso aos recursos, processo de captação de recursos com empresas/pessoas e falta de mão de obra especializada em leis de incentivo na instituição. Este conjunto de problemas pode ser prejudicial para a sobrevivência das instituições, bem como de seus projetos sociais.

A partir dos dados coletados, pode-se entender a necessidade que estas instituições do terceiro setor de buscarem um serviço especializado que proporcione a eles uma experiência melhor na área de leis de incentivo fiscal. Desta forma, mais projetos podem sair do papel através da mediação entre proponentes e patrocinadores, potencializando a cultura da doação no Brasil, que apesar de ser “solidária e sensível às causas sociais”, é prejudicada pela falta de conhecimento de pessoas físicas e jurídicas.

Já em relação às tendências, resultante da pandemia, o terceiro setor precisou se adaptar ao meio digital. Assim, através de captação de recursos financeiros e materiais, as instituições encontraram uma maneira de dar continuidade aos seus projetos.

Neste sentido, a Incentiv.me conta com uma plataforma online com conteúdos que vão informar e orientar quanto a estes desafios e tendências. Além disso, A Incentiv.me presta serviço tanto para proponentes quanto para patrocinadores (empresas e pessoas físicas) a fim de que explorarem todo o potencial das leis de incentivo fiscal, no âmbito federal, estadual e municipal.

Website: http://incentivme.com.br/lp/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

22 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

22 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

22 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

22 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

22 horas ago