Categories: noticias-corporativas

KSPG Automotive implanta programa internacional de segurança comportamental na planta de Nova Odessa

14/7/2021 –

Iniciativa visa incentivar os colaboradores da fábrica de Nova Odessa a eliminar possíveis riscos de acidentes na rotina em diferentes situações e nos mais diversos ambientes, além do trabalho.

A KSPG Automotive, investe no programa de Safe Start – Acidente Zero em sua planta no Brasil, situada na cidade de Nova Odessa-SP. Esse programa já é adotado com êxito em mais de 3 mil empresas de vários países e prevê a eliminação de acidentes no trabalho em dois anos de implementação.

Com uma abordagem colaborativa que envolverá a participação de todos os colaboradores, o programa tem como base trabalhar os quatro estados críticos que colocam a pessoa em risco em qualquer situação do cotidiano, tais como: pressa, frustação, cansaço e complacência.

Segundo Diogo Junior, Supervisor Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Patrimônio da empresa e responsável pelo treinamento na planta de Nova Odessa-SP, o programa, que teve início no final de 2019 e foi retomado este ano por conta da pandemia, possui cinco módulos e tem como objetivo mudar a forma das pessoas entenderem o que é zona de risco e como evitar pequenos incidentes, como por exemplo, falar ao telefone subindo escada, fazer atividades no automático ou com distração, entre outras inúmeras situações no dia a dia em casa, no trânsito ou em qualquer lugar.

O trabalho promove a participação de todos com relatos de situações corriqueiras e que, normalmente, passam despercebidas. “A metodologia permite que as pessoas compartilhem suas histórias e identifiquem os riscos que sofreram em determinadas ocasiões. É um processo dinâmico e interativo com muita troca de experiências. Muito humanizado, o treinamento possibilita um novo olhar e mudança de comportamento para que a pessoa tenha condições de analisar riscos para poder evitá-los”, destaca o profissional.

Por meio de histórias reais, Diogo conta que é possível destacar como erros críticos provocam situações perigosas ou acidentes, assim as pessoas aprendem como identificar exposições de riscos e tomar medidas preventivas, pensando antes de agir nessas ocasiões.

O programa apresenta técnicas de redução de erros críticos para garantir a segurança dos profissionais, abrangendo quatro áreas: ergonomia, qualidade, segurança e trabalhos de riscos.

Já passaram pelo treinamento 170 colaboradores, começando pelos 90 gestores e segue até atingir toda a equipe. Após participarem do programa, as pessoas aprendem a intervir com ações imediatas e anualmente são submetidas a um processo de reciclagem.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Quit Like Sweden comemora marco histórico na Suécia

Hoje, a Suécia se tornou oficialmente um país sem fumo. A taxa de prevalência de…

5 horas ago

Tecnotree selecionada para fornecer plataforma MVNE multilocatário e Marketplace Moments para impulsionar MVNE de nível 1 na EMEA

A Tecnotree, líder digital global em Business Support System (BSS) e soluções de transformação digital,…

1 dia ago

Belkin anuncia acessórios totalmente novos para o Apple Vision Pro na Web Summit 2024

Agora disponível em lojas selecionadas da Apple Store no mundo inteiro, a alça de cabeça…

1 dia ago

Homens e mulheres empatam na compra de flores, segundo Giuliana Flores

Dados divulgados pela empresa sobre o perfil dos compradores reforçam escolha das flores para homenagear…

1 dia ago

McKay Brothers recebe investimento minoritário da Citadel Securities

A McKay Brothers (“McKay” ou “a empresa”), líder de mercado em redes sem fio e…

1 dia ago

Livro “Alfabetário da Fauna Brasileira” é lançado por cientista

A Editora Forma Educacional lançou o Alfabetário da Fauna Brasileira, escrito pelo pós-graduando Hugo José…

1 dia ago