Portal Comunique-se

Como as mulheres que gostam de vinhos podem aprender a degustar on-line

Aprender no digital já uma realidade, especialmente em tempos de pandemia, e com o vinho não é diferente. A sommelière Lylian Loureiro da Castália Mulheres do Vinho conta como as degustações se transformaram em online e convida para o evento “Vinho é coisa de Mulher”

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 20/10/2021 – Degustar online pode parecer algo desafiador e impensável, mas posso afirmar que isso tem sido uma realidade para nós, mulheres da Castália

Aprender no digital já uma realidade, especialmente em tempos de pandemia, e com o vinho não é diferente. A sommelière Lylian Loureiro da Castália Mulheres do Vinho conta como as degustações se transformaram em online e convida para o evento “Vinho é coisa de Mulher”

Estudo recente divulgado pela plataforma “cupomvalido”, que reuniu dados de pesquisa da Statista, Euromonitor e Nielsen mostraram que o consumo de vinho no ano da pandemia teve um aumento de mais de 30%, o que representa um recorde para o Brasil no consumo desta bebida.

Por outro lado, pesquisas, a nível mundial, já mostram que as mulheres além de consumidoras ativas de vinhos, já superaram os homens em alguns países como, por exemplo, Estados Unidos e Espanha, inclusive demonstrando sua preferência pelos vinhos tintos, além dos espumantes. Outro fato que se observou recentemente foi o crescente uso das plataformas de reuniões online em função da necessidade de conexão virtual, seja por motivos de trabalho, estudos ou mesmo para o lazer.

Porém, especificamente com relação aos vinhos, a sommelière Lylian Loureiro, da Castália Mulheres do Vinho, notou que ainda existem certas dúvidas e até incredulidade se é possível ou não aprender a degustar vinhos no online. “Eu entendo que para algumas mulheres isso pode parecer algo desafiador e impensável, aprender vinhos online, mas posso afirmar que isso tem sido uma realidade para nós, mulheres da Castália, desde o início da pandemia”, comenta a sommelière. “A degustação é uma experiência que se faz em grupo mas que é individual, no uso dos sentidos. Então, através do online posso ensinar o passo a passo e acompanhar cada uma das participantes e, no final, realizar a interação para fomentar o aprendizado coletivo”, explica Lylian Loureiro.

A Castália Mulheres do Vinho nasceu no presencial em 2002, quando um grupo de mulheres sob o comando de Lylian Loureiro decidiu se reunir para aprender a degustar, em reuniões semanais que aconteciam em restaurantes de São Paulo. Sempre temáticas, o objetivo era aprender sobre vinhos, uvas e regiões produtoras e ao mesmo tempo praticar as técnicas de análise sensorial que a sommelière aprendeu na Espanha, onde estudou e trabalhou profissionalmente. “Justamente tínhamos agendado uma reunião da Castália para março de 2020 quando fomos pegas de surpresa pela pandemia. Ficar em casa, sim. Mas o que fazer com nossa agenda de degustação?”, conta Lylian Loureiro.

E a solução foi simples, migrar para o digital. Assim surgiu a degustação online da Castália, exclusiva para mulheres que gostam de vinhos e desejam aprender mais. E o resultado até agora foi de mais de 60 vinhos degustados, um por semana, em encontros que reúnem mulheres de todo o Brasil.

Agora nesta semana a sommelière e criadora do método Castália Mulheres do Vinho lançou uma série de lives no seu canal do YouTube para discutir temas importantes com o objetivo de ajudar mais mulheres a entender e dominar o universo dos vinhos através da degustação.

E também está organizando um evento online e gratuito que acontece a partir do dia 25 de outubro, intitulado “Semana Vinho é coisa de Mulher”, onde pretende mostrar, de um jeito simples e efetivo, como as mulheres podem definitivamente adentrar ao universo dos vinhos.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site: http://mulheresdovinho.com.br/inscrever-org

E para acompanhar a série de lives, basta procurar o canal Lylian Loureiro – Castália no YouTube.

Website: http://mulheresdovinho.com.br/inscrever-org

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner