Categories: noticias-corporativas

Os principais segredos de uma logística reversa eficiente

15/7/2021 –

Com o advento da pandemia, as pessoas passaram a consumir mais pela internet. Entretanto, esse processo necessita que os varejistas se atentem para a logística reversa dos produtos.

O ano de 2020 marcou a história do e-commerce brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, as vendas cresceram 68% ao longo do ano passado e, por conta disso, a participação desse segmento no varejo nacional praticamente dobrou em 12 meses. O bom desempenho pode ser atrelado à digitalização acelerada imposta pela pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social.

Entretanto, o crescimento também gera uma questão para que o varejista da internet se preocupe: a logística reversa. Recolher pedidos com defeito ou trocados representa um gasto a mais para a empresa e pode causar desgastes com o consumidor. Por isso, é preciso conhecer alguns segredos que auxiliam na execução da logística reversa:

1 – Crowdshipping

O primeiro segredo é encontrar alternativas eficientes para recolher os produtos na casa dos consumidores e retorná-los ao estoque. Um modelo em alta é justamente o crowdshipping, que consiste em cidadãos comuns atuando como entregadores, utilizando os próprios veículos, levando produtos da empresa ao consumidor – ou vice-versa, como é o caso. O segredo está na facilidade e simplicidade da operação: é possível localizar entregadores próximos ao cliente e recolher rapidamente o pedido para dar andamento aos demais processos.

2 – Integração de sistemas

Para que a logística reversa funcione, é necessário que todos os sistemas da empresa estejam integrados e operem de forma conjunta. O ponto de partida são canais de atendimento quando o usuário quer trocar ou devolver o pedido. A partir daí é questão da velocidade do processo. A informação precisa passar pelo software de gestão, controle financeiro, estoque e logística, entre outros – em um intervalo de dias ou até em horas porque o consumidor espera um retorno rápido para a solicitação. Portanto, é essencial que não haja ruídos na comunicação entre os departamentos.

3 – Apoio de logtechs

Um dos erros mais comuns das empresas que precisam fazer logística reversa é querer executar essa operação de forma solitária. Contar com o apoio de quem tem expertise na área é fundamental para reduzir riscos e conseguir melhorar a eficiência na tarefa. Nesse caso, além de reforçar o departamento logístico, o ideal é buscar o apoio das logtechs, as startups que combinam tecnologia para resolver as principais dores do setor. Essas companhias desenvolvem soluções que executam diferentes tarefas e que podem ser incorporadas na estratégia da organização.

4 – Controle financeiro e de estoque

Engana-se quem pensa que a logística reversa impacta apenas o setor de entregas da loja. É claro que essa área será a mais afetada, mas a devolução dos pedidos também exige maturidade dos controles financeiro e de estoque da empresa. O primeiro, claro, precisa cuidar do eventual reembolso ao consumidor e os custos adicionais de frete. Já o setor de estoque e armazenamento deve cuidar para que o produto volte a ser contabilizado no sistema e, claro, para que possíveis trocas possam acontecer de forma prática e rápida.

5 – Planos e políticas de ação

Por fim, ter a melhor tecnologia e soluções logísticas não terá grande utilidade se a empresa não souber como agir quando acionar a logística reversa. A elaboração de um planejamento e de políticas que padronizam ações é altamente necessária para obter sucesso nessa tarefa. Essa tática permite que os profissionais saibam exatamente como agir e como os recursos de tecnologia podem ajudar nesse sentido. Dessa forma, o lojista consegue reduzir os perigos inerentes ao processo e garante a melhor experiência possível a seu consumidor no pós-venda, posicionando-se ao lado dele em todos os momentos.

*Vinicius Pessin  é CEO da Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com

Website: https://site.boxdelivery.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

20 horas ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

20 horas ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

20 horas ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

20 horas ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

20 horas ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

20 horas ago