Portal Comunique-se

Atividades do dia a dia facilitam o processo das habilidades funcionais de crianças autistas

Se ensinadas e estimuladas o quanto antes é possível que elas consigam desenvolver independência e autonomia ao longo de suas vidas

Compartilhe

Ribeirão Preto, SP 25/8/2021 –

Se ensinadas e estimuladas o quanto antes é possível que elas consigam desenvolver independência e autonomia ao longo de suas vidas

As habilidades funcionais são aquelas caracterizadas fundamentais para compor o dia a dia, como tomar banho, escovar os dentes e se alimentar. Em crianças com transtorno do espectro autista (TEA), essas habilidades podem ser um grande desafio, por isso, devem ser ensinadas e estimuladas o quanto antes, para que, assim, elas consigam desenvolver independência e autonomia ao longo de suas vidas.

A Profa. Dra. Giovana Escobal, diretora do Instituto ABAcare, relata que é possível facilitar esse processo de aprendizagem. “Antes é necessário se certificar de que a a criança já tenha a cúspide comportamental conhecida como “imitação generalizada”, diz.

Segundo o Prof. Dr. Celso Goyos, a imitação generalizada “refere-se à capacidade da criança de, após aprender diretamente um número variável de exemplares de imitação, imitar muitos outros modelos visuais que lhe são apresentados, desde que compatíveis com o seu desenvolvimento motor, sem que haja nenhuma instrução específica para isso. Cada criança tem seu próprio ritmo”, explica.

A especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo esclarece que após a observação é preciso identificar o que a criança sabe e o que ela ainda precisa aprender. Com base nesse repertório é elaborado um plano de ensino que deve ser seguido não somente em clínica ou instituição, mas também em casa e nos demais ambientes que a criança frequenta”, ressalta.

“O desenvolvimento e evolução do ensino podem ocorrer naturalmente. Quando não ocorrem naturalmente, é necessário programar. Por exemplo, ao acordar a criança deve ser estimulada a escovar os dentes, vestir-se e tomar o café da manhã. Já para as habilidades específicas, como a alfabetização é preciso reservar momentos diários para ensino e treino”, conclui a Dra. Profa. Dra. Giovana Escobal.

Ribeirão Preto possui um instituto referência em terapia ABA para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o ABAcare. A organização oferece apoio para pacientes com atrasos no desenvolvimento intelectual, de linguagem, e também capacitação e consultoria para as pessoas envolvidas com esse público.

O Instituto está instalado na Av. Carlos Consoni, 791, no bairro Jardim Canadá em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre acompanhamentos, cursos e consultorias podem ser encontradas por meio do Facebook e Instagram @institutoabacare.

Website: http://www.abacare.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

WhatsApp
Fale com um especialista