São Paulo 28/7/2021 –
Em 1983, criou-se a IMAM Editora e Comércio com o propósito de publicar e comercializar os livros da área, que passaram a incluir obras das técnicas japonesas
O início da carreira acadêmica e profissional de Reinaldo A. Moura, engenheiro industrial, ex-professor universitário, escritor e fundador do Grupo IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais) coincidiu com a pesquisa de literatura e de campo para concluir seu Trabalho de Formatura do Curso de Engenharia e Segurança do Trabalho.
Este trabalho e pesquisa teve como foco conhecer e divulgar a necessidade de reduzir os acidentes nas atividades de Movimentação e Armazenagem de Materiais nas empresas, em particular nas indústrias da região do Ipiranga, onde trabalhava nas indústrias Lorenzetti.
O estudo dos vários tipos de acidentes relacionados às atividades de movimentação de materiais, sobretudo as manuais e suas consequências patológicas, levou ao convite pelo coordenador do curso para a publicação do seu primeiro livro, aumentando assim o acervo de literatura em Segurança do Trabalho no país, que era escasso na época.
Nesta busca e pesquisa, Reinaldo A. Moura encontrou uma vasta literatura estrangeira dedicada a “Material Handling & Manutention”, respectivamente em inglês e francês. Por intermédio de intercâmbios com as bibliotecas da Escola Politécnica da USP (onde era mestrando em engenharia da produção) e da Rhodia Têxtil, em Santo André (onde trabalhava), ele obteve vasta cópia de artigos e até mesmo livros, que o levaram a escrever os capítulos do livro “Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais”, envolvendo embalagens, recebimento, movimentação interna (intralogística), estocagem, separação de pedidos, expedição, etc. Este livro tornou-se um “best-seller”, sendo amplamente recomendado às faculdades de engenharia de produção, bibliotecas e aos profissionais de engenharia industrial que militavam na área e apenas conheciam o assunto na prática, sem um embasamento teórico.
Vários outros livros foram editados e, em 1983, criou-se a IMAM Editora e Comércio com o propósito de publicar e comercializar os livros da área, que passaram a incluir obras das técnicas japonesas. O primeiro livro editado por Reinaldo Moura nesta editora foi “Técnicas Industriais Japonesas – Sistema Kanban de Manufatura”, que explorava o método japonês de produzir, conhecido como Sistema Toyota de Produção, e depois Just-in-Time e Lean no Ocidente.
Um dos livros publicados foi “Produção sem (excesso) de Estoques”, de Yasuhiro Monden, que foi traduzido por oito consultores da IMAM Consultoria em 15 dias e publicado em outros 15 dias.
Estes livros integraram a coletânea de Qualidade & Produtividade da IMAM, que fez parte do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, lançado pelo Governo Federal, em junho de 1992. O foco da IMAM Editora sempre foi nos livros de Produtividade, Logística, 5″S” , TPM/MPT – Manutenção Produtiva Total, de Y. Osada, que esteve duas vezes no Brasil a convite da IMAM para apresentar seminários. E Richard Schonberger, Robert Hall e Eli Goldratt, que publicou a primeira edição do livro “A Meta” com a IMAM.
Ao longo destes 41 anos foram mais de uma centena de livros publicados e distribuídos nos países de língua portuguesa. O último livro publicado foi “Uma autobiografia dos meus primeiros 70 anos”, de Reinaldo A. Moura”.
Pesquisa da Booking ainda informa que os destinos domésticos são preferência. Diretor da Rede Nacional…
Em 2024, a Macke Consultoria movimentou cerca de R$ 2 bilhões em recursos para inovação,…
A aula abordou temas como a importância do cuidado com a pele na infância e…
Fazer os trabalhos de papelaria em casa, aumentar o prazo de preparo e chamar "poucos…
Com mais de 220 expositores, o festival acontece em janeiro e receberá profissionais reconhecidos, apresentará…
Adaptabilidade, colaboração e visão estratégica são qualidades que se tornam ainda mais relevantes em um…