Maringá-PR 22/10/2021 – A B-52 é uma bicicleta potente, embora silenciosa. Com um motor de 6,2 kW, a velocidade máxima da bike é de 90 km/h.
O exército da Austrália pretende utilizar bicicletas elétricas em missões furtivas. As bikes são todas do modelo B-52, da empresa local Stealth Eletric Bikes.
Segundo divulgado pelo exército australiano, as bicicletas elétricas serão usadas para reconhecimento do campo de batalha. Para tal, as bikes foram criadas de forma específica para esse fim, visando diminuir o ruído do motor.
Assim, a principal característica da bike é a sua baixa emissão sonora. Mas, além disso, a empresa Stealth Eletrics ainda divulgou que a bicicleta é muito leve.
A B-52 é uma bicicleta potente, embora silenciosa. Com um motor de 6,2 kW, a velocidade máxima da bike é de 90 km/h. Assim, estima-se que as bicicletas em questão sejam capazes de cobrir um raio de cerca de 100 km em um terreno aberto. Na comparação com as motocicletas tradicionais, fica muito claro para os especialistas que as bicicletas elétricas B-52 possuem aspectos mais positivos.
Um deles é o já citado baixo ruído, mas a bike ainda produz menos poeira e suporta viagens mais longas consumindo menos combustível. Logo, no fim das contas essa decisão acabou sendo vista como uma das grandes sacadas militares do exército australiano em muitos anos.
Segundo o cabo Thomas Ovey, do exército da Austrália, as vantagens de usar a B-52 são muitas. “A bicicleta permite que possamos proteger informações no campo de batalha, sejam as oriundas de pessoas ou mesmo outro tipo de informação. Isso faz com que possamos melhorar a comunicação entre o campo e o quartel-general”, afirma o militar.
“Quando chamados, levamos as bicicletas elétricas até certo ponto com a ajuda de um blindado. Em seguida, pegamos a informação da missão e podemos ganhar tempo na condução ao local desejado. A bicicleta facilita muito as coisas”, completa Thomas.
A bicicleta elétrica B-52 está passando por uma série de testes junto ao exército australiano. Dessa maneira, diversos relatórios estão sendo gerados para compreender ao certo o impacto da bike no dia a dia militar – sobretudo em situações de confronto.
Vale ressaltar que a bicicleta em questão foi produzida de forma planejada para o uso militar. Portanto, os pneus são mais resistentes ao solo com imperfeições e há mais facilidade para a mudança rápida de direção.
Além, é claro, de serem bicicletas elétricas muito menos barulhentas do que aquelas vistas no dia a dia urbano. Dentro de alguns meses, quando os estudos forem concluídos, será possível compreender ao certo o impacto da B-52 na vida militar.
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