Categories: noticias-corporativas

5 dicas para quem vai prestar um exame de proficiência

São Paulo, SP 17/12/2021 – A certificação de proficiência em inglês é uma exigência nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em universidades de referência.

Ter um certificado de proficiência em inglês traz vantagens que vão além da comprovação de domínio do idioma; é um pré-requisito para intercâmbios, programas de especialização, impulso à carreira em empresas dentro e fora do país, e interações multiculturais

Um ranking global divulgado recentemente pela EF EPI – a partir de um teste que mede o índice de proficiência em inglês e, em 2020, contou com a participação de mais de dois milhões de pessoas, de 112 países – apontou que o Brasil ainda tem muito a avançar na aprendizagem do idioma. O país apresentou índice de proficiência baixa e ocupou o 60º lugar da lista, ficando bem atrás de outras regiões da América Latina, como Bolívia (41º), Cuba (43º), Costa Rica, República Dominicana e Paraguai (44º), que tiveram proficiência moderada. A Argentina (30º) foi o único país latino-americano com proficiência alta.

Em uma era interconectada, ter fluência no inglês – idioma universal – deixou há muito tempo de ser um diferencial competitivo e passou à condição imprescindível para não inviabilizar oportunidades de estudo, trabalho, viagens e convívio com outras culturas.

O certificado de proficiência em inglês tem sido cada vez mais solicitado em diversas situações, deixando de ser apenas um documento de comprovação de domínio do idioma. Hoje, é um pré-requisito para avaliação de intercâmbios, ingresso em programas de especialização e alavanca para entrada e desenvolvimento da carreira em grandes empresas dentro e fora do país.

“A certificação de proficiência em inglês é uma exigência nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em universidades brasileiras e internacionais de referência. Também é essencial para facilitar o acesso às instituições de ensino de qualidade nos programas de intercâmbio. E, para quem pensa em seguir a vida acadêmica ou almeja cargos de liderança em empresas nacionais e multinacionais, alçando novas posições no mercado de trabalho, precisa se empenhar para obtê-la”, diz Aline Bianchi, consultora pedagógica da Red Balloon. A especialista destaca cinco dicas de preparação para exames:

1. Mantenha o foco no objetivo e compreenda a dinâmica
Há vários certificados, com propósitos e benefícios diferentes. Esteja certo de seu objetivo para obtenção de determinada certificação e compreenda a dinâmica do exame para aprofundar o estudo. Alguns têm mais ênfase na compreensão oral e na leitura, enquanto outros são mais abrangentes, englobando as quatro habilidades: leitura (reading), conversação (speaking), escrita (writing) e compreensão (listening).

2. Treine com antecedência
Cada exame tem uma estrutura própria, com organização específica dos exercícios, estratégias de aplicação e logística de resolução dos conteúdos. Busque por provas modelo e testes práticos, evitando grandes surpresas no dia da avaliação.

3. Gerencie o tempo
Antes de iniciar o exame, tenha em mente que, além da resolução dos exercícios, é preciso reservar tempo para, ao final, transferir suas respostas ao gabarito.

4. Invista na interpretação
Concentre-se nos enunciados das questões e no que está sendo solicitado em cada exercício. A prática da leitura melhora a concentração, auxilia na interpretação de texto, estimula o raciocínio lógico e ajuda a evitar equívocos por falta de atenção.

5. Pratique o autocontrole
Na preparação para o exame, não descuide do autocuidado. Durma e alimente-se bem, hidrate-se, faça exercícios físicos. Mesmo diante da pressão, mantenha o autocontrole. Se precisar, pare, respire, alongue-se, e recupere a atenção plena.

Website: https://www.redballoon.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago