Categories: noticias-corporativas

Discriminação e desigualdade no trabalho são desafios para setor privado

São Paulo 19/1/2022 – Se a mulher é valorizada como funcionária, ela pode se orgulhar de seu trabalho e se preocupar com a reputação da empresa

As empresas precisam estar em conformidade com os princípios do Pacto Global e considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para alcançar, até 2030, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens

As diretrizes ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança, têm sido relacionadas com frequência nas pautas do setor privado, devido aos incentivos às ações sustentáveis para uso de recursos e às práticas que fomentam a inclusão. Apesar dos avanços nessa agenda, a discriminação e a desigualdade no trabalho ainda são realidades que preocupam organizações internacionais.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a desigualdade de gênero é um dos desafios mais urgentes que o mundo do trabalho enfrenta. Em 2020, a participação laboral das mulheres teve queda de 5,4%, atingindo o nível de 46,4%. Isso representa que quase 12 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho regional devido ao corte de empregos. A taxa regional de desocupação das mulheres no mesmo ano cresceu de 10,3% para 12,1%, acima da média geral de desocupação, que subiu para 10,6%. Os dados apontam que aproximadamente 1,1 milhão de mulheres entraram no desemprego.

A OIT ressalta, ainda, que as baixas perspectivas na recuperação do emprego das mulheres também estão relacionadas às dificuldades de conciliar o trabalho remunerado com as responsabilidades familiares, que ganharam maiores proporções na pandemia da Covid-19 devido ao maior número de pessoas isoladas. Já em relação aos migrantes, a remuneração média é quase 13% inferior à recebida pelos cidadãos dos países de acolhimento de alta renda. Esse grupo é desproporcionalmente representado no setor primário, como agricultura, pesca e silvicultura.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que as empresas precisam estar em conformidade com os princípios do Pacto Global e considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para alcançar, até 2030, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

De acordo com Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo da Latin American Quality Institute (LAQI), a discriminação pode afetar um único funcionário, contudo pode trazer impactos para uma empresa como um todo. Ele enfatiza que, quando os colaboradores sentem que não estão sendo tratados de forma justa, podem começar a se ressentir da equipe de gestão e de outros funcionários que se beneficiam da discriminação.

“Essa atitude negativa pode afetar o desempenho dos trabalhadores, o que atinge também o desempenho geral de uma empresa. Por exemplo, uma mulher que nunca recebe novos clientes, porque eles sempre são dados ao seu homólogo masculino, pode começar a perder prazos, ficar doente ou deixar de cumprir suas responsabilidades. Se a mulher é valorizada como funcionária, ela pode se orgulhar de seu trabalho e se preocupar com a reputação da empresa”, conclui.

Website: http://www.laqi.org

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

12 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago