Categories: noticias-corporativas

População está mais atenta ao controle orçamentário e à educação financeira

São Paulo 2/8/2021 –

Pesquisa mostra que mulheres e homens são igualmente preocupados com essas questões

Uma sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) revela que o controle orçamentário é um hábito para a maioria dos brasileiros. Das mulheres ouvidas, 78% costumam fazê-lo, um percentual próximo ao dos homens, com 79%.  

O levantamento também mostra a relevância da nota de crédito para os respondentes. De 59% das mulheres que sabem o que é nota de crédito, nada menos que 84% delas consideram esse conhecimento importante ou muito importante para sua vida financeira. Entre os homens, dos 66% que sabem o que é nota de crédito, 82% consideram esse dado importante ou muito importante.  

Entre as faixas etárias, o destaque negativo fica para o grupo de mais de 60 anos – apenas 49% sabem o que é nota de crédito. Esse índice chega a 61% na faixa entre 46 e 59 anos, sobe para 67% entre as pessoas de 36 a 45 anos e fica em 64% no grupo de jovens de 24 a 35 anos. 

O baixo conhecimento da nota de crédito entre os respondentes com mais de 60 anos pode ser resultado da falta de familiaridade com esse recurso, uma vez que o Cadastro Positivo, base de dados para o cálculo da nota de crédito, só ganhou força a partir de 2019, quando teve início a inclusão automática de consumidores e empresas.  

Outros fatores que podem se refletir no baixo conhecimento da nota de crédito entre os respondentes com mais de 60 anos são a baixa educação financeira e eventual dificuldade para lidar com plataformas online, onde estão disponíveis o acesso à nota de crédito e as iniciativas de educação financeira.

“A nota de crédito é um dos aspectos mais importantes para exercício da cidadania financeira. O conhecimento da nota de crédito incentiva a educação financeira e empodera o consumidor na operação de crédito”, destaca Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

A sondagem, que foi realizada em abril e será atualizada trimestralmente, tem o objetivo de avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota de crédito (score) e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. 

Metodologia

Pesquisa quantitativa realizada por meio de questionário on-line, entre os dias 1 e 12 de abril. A amostra foi de 1.015 respondentes e, para a leitura dos dados gerais, é preciso considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago