Categories: noticias-corporativas

Quarentena e digitalização desafiam velho jeito de fazer vendas B2B

Rio de Janeiro 30/12/2021 –

Especialista explica como pequenas indústrias podem explorar a internet para melhores resultados

A transformação digital em diferentes setores da empresa é uma realidade presente em cada vez mais organizações. Segundo o Portal da Indústria, 69% das grandes indústrias do país investiram em tecnologia no último ano. Para os pequenos fabricantes, a reestruturação dos processos para adequar às necessidades do mercado atual pode ser mais lenta, mas o isolamento social forçado por conta da Covid-19, acelerou a modernização de vários setores, principalmente a área comercial.

Grande parte das indústrias vendem para outras empresas, conhecido como venda B2B (Business to business), e é comum que seu processo esteja baseado em visitas presenciais de representantes aos negócios locais ou atendimento por equipe interna através de telefone.

No momento em que foi preciso cumprir o período de quarentena, de maneira repentina, pequenos negócios puderam sentir o quanto ficaram vulneráveis pela falta de apoio da tecnologia e presença no ambiente digital.

Quase dois anos após o início do isolamento social, período em que algumas empresas menos estruturadas usaram para se adequar em caráter de contingência, o engenheiro e diretor comercial da Nomus (nomus.com.br), Thiago Leão, aponta algumas ações que indústrias podem tomar para utilizarem a internet de forma mais estratégica e, assim, fortalecerem suas marcas e realizarem mais vendas.

A primeira iniciativa, segundo o especialista, é cuidar para ter uma presença digital mais forte e estar bem posicionado quando potenciais clientes pesquisarem sobre sua solução e até mesmo despertando o interesse em pessoas, que são os decisores por trás das organizações.

Para Thiago, as pessoas procurarem por informação imediata é uma tendência no mercado atual. Por isso, é importante também prezar por oferecer um site responsivo para dispositivos móveis, já que 58% dos brasileiros em 2021 acessaram a internet exclusivamente pelo celular, de acordo com a Mobile Time, e também com a possibilidade de falar com um atendente imediatamente através de um chat ou WhatsApp.

“Vimos recentemente empresas que ainda mantinham cadastros em papel ou até mesmo digitalizados, mas sem organização estratégica para esses contatos, como o que conseguimos ter através do uso de um CRM, por exemplo”, destacou o especialista.

Após a pausa em visitas, compradores passaram a se interessar mais pelo uso de catálogos virtuais, no qual o representante mantém o relacionamento com o cliente e tem o apoio do catálogo para as informações mais técnicas e para dar visibilidade a mais produtos que não poderiam ser mostrados na visita, devido ao volume.

Outra ação destacada pelo diretor comercial é o estabelecimento de parcerias com outras empresas que compartilham os mesmos valores da sua marca e possuam soluções complementarem às suas, gerando uma experiência mais completa ao cliente.

Ainda que as atividades se normalizem, esse é um cenário sem volta e, para se manter competitivo, a modernização será ampliada para todos os setores.

Website: https://www.nomus.com.br/erpindustrial

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

14 horas ago

Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…

14 horas ago

Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust

A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…

14 horas ago

Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido

14 horas ago

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

14 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

14 horas ago