Rio de Janeiro 12/1/2022 –
Estudo mostra o histórico da arrecadação e da distribuição no Brasil, os ganhos da classe artística e a luta por uma melhor remuneração no segmento digital
O streaming está presente no dia a dia de todo mundo, seja em momentos de ouvir canções, assistir filmes, séries e videoclipes ou nos jogos online. E a música está presente em praticamente tudo o que é produzido no streaming de áudio e de vídeo. No Brasil, a gestão coletiva da música – composta pelas associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC e pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) – trabalha ativamente para garantir a remuneração de compositores e de todos aqueles que vivem da música. Hoje, o Ecad lança mais uma edição do relatório “O que o Brasil ouve – streaming” para mostrar o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos no digital.
Os números da arrecadação de direitos autorais em 2021 acompanharam a relevância e o crescimento deste segmento. Foram arrecadados R$ 252 milhões, um crescimento de 36% em relação a 2020. Já a distribuição contemplou 130 mil titulares em cerca de 475 bilhões de execuções processadas de streaming de música. O valor distribuído nesse segmento foi R$ 58,5 milhões, um crescimento de mais de 945% nos últimos cinco anos.
O relatório também apresenta o histórico da arrecadação e distribuição de direitos autorais no streaming no Brasil, contando as lutas da classe artística, os valores que a gestão coletiva conseguiu conquistar para os titulares de música, além do número de beneficiados e as músicas mais tocadas no ano passado nas plataformas digitais.
“Esse relatório mostra o quanto a gestão coletiva da música vem lutando pelos direitos autorais no streaming. Queremos que as questões relacionadas aos direitos autorais e valores destinados aos compositores e à classe artística possam avançar na mesma velocidade do anúncio diário de títulos de filmes, séries, álbuns e singles nos catálogos de streaming de áudio e vídeo. Já tivemos boas conquistas com as negociações feitas pelo Ecad com várias plataformas digitais que reconheceram o direito por essa remuneração. Seguiremos firmes nessa luta”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
Essa é a quarta edição do relatório “O que o Brasil ouve”, produzido pelo Ecad. O primeiro trouxe informações sobre a participação das mulheres na música em todo o Brasil. O segundo foi apresentado com dados sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos e o terceiro foi sobre o consumo de música na última década.
O relatório completo sobre os direitos autorais e o streaming apresenta os números e os rankings de músicas em anexo.
Ranking das músicas mais tocadas no segmento de streaming de música em 2021
(Amazon Music, Apple Music e Beats, Deezer, Spotify, Google Play Music, Napster e YouTube)
1 – Ele é ele, eu sou eu – Dyeguinho Silva/Eder Nascimento/Fabio Garrafinha/Lucas Almeida/Natimel/Rod Bala
2 – Believer – Daniel Platzman/Imagine Dragons/Justin D Tranter/Mattias Larsson/Mattman & Robin/Wayne Sermon
3 – Esquema preferido – Dj Ivis/Jack Pallas/Mr. Sammy/Valter Danadao
4 – Facas – Douglas Mello/Flavinho Tinto/Nando Marx/Philipe Pancadinha/Victor Hugo
5 – Só você – Erico Musicas/Iago Oliveira/Vinicius Amaral
6 – Piece of your heart – Blake Cooper/Joshua Alexander Grimmett/Luke/Madwill/Nathan C/Simon De Jano
7 – Recairei – Jimmy Luzzo/Luciano Lima/Shylton/Thiago Rossi
8 – Batom de cereja – Elcio Di Carvalho/Kito/Leo Soares/Lucas Papada
9 – Stereo hearts – Adam Levine/Ammar Malik/Benny Blanco/Daniel Thomas Omelio/Dishashi Lumumba-Kasongo/Eric Roberts/Maraschino Jimothy/Matt Mcginley/Travis Mccoy
10 – Toma – Arthur Marques/Diego Timbo/Dj Gorky/Luisa Sonza/Maffalda/Mc Theus Costa/Mc Zaac/Pierre Tavares/Zebu
11 – Alô Ambev – Bruno Sucesso/Gabriel Agra/Gabriel Angelo
12 – Tá roxeda (tá rocheda) – Caio Sanfoneiro/Felipe Amorim/Taciana Gomes/Vitinho Sanfoneiro
13 – Wap – Austin Owens/Cardi B/Doo Doo Brown/Jkeyz/Megan Thee Stallion/Party Mcfly
14 – Ilusão (cracolândia) – Alok/Fabio Gabriel Araujo Salvador/Mc Davi/Mc Hariel/Mc Ryan Sp
15 – Call me by your name – Cosby Hugh/Den Z/Dominic Bucks/Lil Nas X/Rosario Peter Iv Lenzo
16 – Monster – Gary Paul Larsen/Gavin Brown/Josh Hefner/Joshua Alan Wells/Nora Katharine Patterson/Poe/Stephen John Billeaud
17 – See you again – Andrew Cedar/Charlie Puth/Daniel Benjamin Cobbe/Dj Frank E/Joshua Karl Simon Hardy/Phoebe Louise Cockburn/Wiz Khalifa
18 – Desce pro play (pa pa pa) – Arthur Marques/Dj Gorky/Gabriele Oliveira/Maffalda/Mc Zaac/Pablo Bispo/Tyga/Zebu
19 – De menina pra mulher – Allef Alcino/Gui Prado/Thales Gui/Thawan Alves/Vinni Miranda
20 – Me gusta (with Cardi B & Myke Towers) – Andres Torres/Anitta/Benito Garcia/Cardi B/Carolina Isabel/Chibatinha/Mauricio Renigiro/Michael Monge/Rdd/Ryan Tedder
Website: https://www.ecad.org.br
VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…
LAKE TAHOE, Nevada, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A 2ONE Labs e a Performance…
Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…
Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…
Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…
A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…